terça-feira, 16 de março de 2010

Sociedade de Debates é notícia

No site de notícias da U. Porto: www.noticias.up.pt

PROCURAM-SE OS MELHORES ORADORES DA ACADEMIA


Há quem ache que basta a capacidade de argumentação para vencer um debate de ideias. Outros apelam à clareza na exposição. E há ainda quem acrescente o humor, o charme e até a “lata” ao perfil daqueles que melhor convencem alguém para determinada “causa”. Se achas que reúnes estes requisitos, podes prová-lo inscrevendo-te até terça-feira, dia 16 de Março, no II Campeonato de Debates, promovido pelaSociedade dos Debates da Faculdade de Direito da Universidade do Porto (SdD).
A funcionar em moldes semelhantes aos das sessões que a SdD organiza, desde Maio de 2008, junto da comunidade da FDUP, esta competição visa, segundo Pedro Ary, membro fundador da sociedade, “fomentar competências retóricas, promover o debate e o sentido crítico e disponibilizar um espaço de convívio” entre os estudantes do Ensino Superior. Tudo isto através de uma série de “combates” onde os participantes devem “seduzir e convencer a audiência num discurso formal, mas bem-humorado, competitivo mas não demagógico, aguçado mas não ofensivo”.
Apresentados os objectivos e os princípios, passamos às regras do jogo. Coloquem-se duas equipas de dois elementos em lados opostos, uma Mesa e uma audiência e tem-se o cenário tradicional de um qualquer "frente-a-frente". As semelhanças ficam-se, contudo, por aí. Nestas sessões, a moção/tema a debater só é conhecida 15 minutos antes do arranque da discussão. Definidos os "prós" e os "contras", vence a equipa de oradores que, em apenas sete minutos, conseguir convencer a audiência e a Mesa com os argumentos mais criativos, bem-humorados e pertinentes (ver Regulamento).
As sessões vão decorrer na FDUP (em sala a definir), a partir das 18 horas de todas as terças-feiras, até dia 25 de Maio, sendo que o emparelhamento das equipas será feito por sorteio. O prémio para a equipa vencedora será anunciado até ao início do campeonato, no blogue da SdD.
Se os argumentos te convenceram, então inscreve-te já até às 18 horas de terça-feira, dia 16. A inscrição, limitada a 8 equipas, é livre para todos os estudantes do Ensino Superior e pode ser feita por email, para sociedadededebates@gmail.com.

in noticias.up.pt

1 comentário:

Li disse...

Ora, que eu me lembre, a lista A (para o Conselho Pedagógico) andou a pedir às pessoas que iam fotografando a devida autorização para exporem as fotos em público. E, na altura, confesso que achei a atitude um tanto tenebrosa e pérfida, pela ideia que nela estava contida (a meu ver distorcida) de que as pessoas se poderiam insurgir mais tarde contra a exposição das suas fotos. ("pessoas de Direito", costumo eu observar.) Não é que agora me dá vontade de perguntar "A QUEM É QUE EU DEI AUTORIZAÇÃO DE USAR A MINHA FOCINHEIRA ASSIM?"?!

É retórica, não respondam: eu não dei, mas bem vistas as coisas até é boa publicidade. Eu até estou feiota, por isso tenho a certeza que quando me virem dirão "a menina não está lá muito favorecida na foto, mas ao vivo é outra coisa".


Pronto... vou parar...

Enviar um comentário