sábado, 20 de março de 2010

Cinema e Psicanálise : imagens reversiveis

Quando vemos Cinema e o pensamos (de Chaplin a Fellini, de Hitchcock a Truffaut, de Welles a David Lynch, e assim sucessivamente encontramos um continente de sonhos. A Psicanálise é, como se sabe, uma forma de conhecimento que tem contribuído, e de modo decisivo, para a compreensão e interpretação dos fenómenos estéticos.
Pela sua natureza (imagem em movimento ) e pela sua estranheza (diluição das fronteiras entre o real e o imaginário), o Cinema revela-nos, de sessão para sessão, um mistério cheio de jogos de luz e sombra. Tal como o inconsciente. Conceitos fundamentais da construção freudiana, como prazer, realidade, conflito e representação, encontram não raras vezes uma réplica no trabalho cinematográfico. Esta perspectiva acolhe um diálogo com a tripartição das séries freudianas elaborada pelo filósofo Paulo Tunhas num texto recente, onde defende que “a própria natureza profunda da psique, e o pensamento que nela se desenrola, por mais originários que sejam só são pensáveis a partir dos critérios do pensamento vigil, isto é, do pensamento que, à partida, reconhece já o princípio da realidade”.
Num mundo feito de imagens reversíveis, reconhecidas como tal em função do princípio da realidade, construído a partir de afectos e sofrimentos, existem planos e fotogramas de incalculável valor simbólico. Trata-se agora de saber como se podem guardar.
Este curso procura, ao longo de dez módulos, pretende acompanhar alguns desenvolvimentos da relação entre filmes e olhares, uns e outros pontuados por ideias nucleares da Psicanálise.


A filmografia constitui apenas uma hipótese entre outras de filmes que reflectem ou testemunham as questões psicanalíticas formuladas em cada uma das sessões, centra-se fundamentalmente em obras clássicas, pode naturalmente ser ampliada e reflecte um gosto pessoal.

1ª Sessão: SONHO / INCONSCIENTE
2ª Sessão: REALIDADE / SOFRIMENTO
3ª Sessão: NEUROSE / REPRESENTAÇÃO
4ª Sessão: SOLIDÃO / MELÂNCOLIA
5ª Sessão: O COMPLEXO DE ÉDIPO / TRIÂNGULO AMOROSO
6ª Sessão: TRANSFERÊNCIA / PALAVRA
7ª Sessão: PRAZER / LÍBIDO
8ª Sessão: SELF / O OUTRO
9ª Sessão: DIVÃ / CASA
10ª Sessão: ANÁLISE / MISTÉRIO

09 Mar - 18 Mai 2010 - das 21:30 às 23:30 - Terças - BIBLIOTECA DE SERRALVES

Inscriçoes e mais informações através :
http://www.serralves.pt/actividades/detalhes.php?id=1674&pai=5

2 comentários:

Inês Guedes disse...

Muito interessante, mas carissimo...

Ana disse...

Pelo menos disponobilizam a filmografia de cada sessao.. Parecem sugestões de grande toque :)
*

Enviar um comentário