terça-feira, 24 de novembro de 2009

Sociedade de Debates é noticia(s.up.pt)

O site noticias.up.pt da Universidade do Porto publicou há pouco um texto sobre a SdD e a nossa homologa de Economia.

Vale a pena confirmar o texto no local apropriado, mas permitam-me a transcrição:

"Desde finais de Outubro que o cenário se repete todas as segundas e quartas-feiras, pelas 18 horas. Com o cair da noite, um grupo de estudantes esgueira-se para as salas 1.01 da Faculdade de Direito (FDUP) e 213 da Faculdade de Economia (FEP),para aí debaterem livremente dilemas existencialistas e dramas da modernidade. Este poderia bem ser o guião adaptado de um filme bem conhecido, não se estivesse daSociedade de Debates da FDUP e da FEP Debating Society.
Comecemos pela ideia, a mesma que ganhou forma em Maio de 2008 pelas mãos de um grupo de estudantes de Direito, "unidos pelas suas constantes divergências, e que procuram, através do debate, não chegar a conclusão nenhuma". "Queríamos debater tudo e mais alguma coisa apenas pelo gosto que retiramos em ter uma ideia diferente da dos outros", refere Pedro Ary da Cunha, um dos membros fundadores da SdD. Cerca de um ano e mais de 20 debates (hoje, contam-se 34) depois, três estudantes da FEP seguiam-lhes o exemplo e inauguravam o Clube de Debates da FEP Debating Society. O objectivo passava então por "promover a boa argumentação em equipa e o pensamento crítico” dos participantes, “num ambiente relaxado e divertido".
Apresentados os objectivos, passamos às regras do jogo. Coloquem-se duas equipas em lados opostos, uma Mesa e uma audiência e tem-se o cenário tradicional de um qualquer "frente-a-frente". As semelhanças ficam-se, contudo, por aí. Nas sessões de ambas as socidades, a moção/tema a debater só é conhecida 15 minutos antes do arranque da discussão. Definidos os "prós" e os "contras", vence a equipa de oradores que, em apenas sete minutos, conseguir convencer a audiência e a Mesa com os argumentos mais criativos e pertinentes.
Devemos dizer sempre a verdade? Entre frio e calor, qual será o melhor? A Revolução ainda é solução? São apenas algumas das perguntas já debatidas em duas sociedades onde o convívio e a interactividade se assumem como palavras de ordem. "Tudo isto enquanto damos umas boas gargalhadas", completa Pedro Ary da Cunha.
Todos os que quiserem juntar-se à Sociedade de Debates da FDUP e à FEP Debating Society poderão fazê-lo já nas próximas sessões agendadas para esta segunda-feira e para quarta-feira, respectivamente. A Sociedade é livre, “não tem lugares cativos” e é aberta a todos os estudantes da academia."

in noticias.up.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário