sábado, 31 de maio de 2008

Cineclube (uma sugestão)

Esta casa acredita (ECA) que o Cineclube devia passar o American Pie.


7min= 250 palavras (para os devidos efeitos)

A favor:

1. Maria João Cocco da Fonseca e Guilherme D'Orange
2. Tiago Azevedo e Francisco Noronha

Contra:

1. Daniela Ramalho e Manuel Rezende
2. Ruben Ribeiro e Ricardo Lima

"I predict a riot ..."




Já agora ... vale a pena ver este: http://www.youtube.com/watch?v=Ycgegp0KdE4 (não vale usar esta definição ... chama-se "squirrel", definir uma moção de forma perfeitamente idiota))

quarta-feira, 28 de maio de 2008

AmesterdamOpen 2008

Video que anunciou a moção final do "Amesterdam Open 2008".

E este nem é um grande torneio. Vale mesmo a pena ver os videos. Os tipos são mesmo muito muito bons.



Final – Amsterdam Open 2008 from Amsterdam Open on Vimeo.

...

...e assim me interrogo, neste tão peculiar período em que o único fim acção do estudante é estudar.
Bem... pensava eu no fim do almoço de hoje: muito ironicamente, não acontece que a união de facto é uma união de direito?

Seja o que for.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Achega para um debate

Neste fim de mês de Maio e início de caminhada no deserto - nessa imensa terra de ninguém que são os volumes que temos de percorrer...- ocorreu-me algo. Algo que me divertiu e que daria um bom debate. Um debate jurídico, não para ocorrer na sociedade de debates. Mas que, não obstante, daria uma bela conversa. Cá vai:

Quando a lei faça depender o consentimento do prévio esclarecimento do titular do bem jurídico tutelado, pode este consentir em não ser informado?

A todos, cumprimentos.

Contem as diferenças ...


Eu sei que a música ajuda, mas desafio-vos a verem o vídeo sem se arrepiarem e deixarem seduzir pela ideia de que é possível mudar o mundo, de que podemos ser a gota de água, que podemos ser a trombeta que faz ruir as muralhas; que não é preciso ser mais rico, mais alto ou mais forte, não é preciso ter, ou estar, fazer ou acontecer. Ouvimos e acreditamos que basta ter esperança. Esperança e vontade de mudar um mundo que pede mudança.

Ouvimos e parece fácil.
Talvez seja bem mais difícil do que alguma vez possamos supôr, mas sobre quantos talvez remotos montamos as nossas vidas? Quantos talvez nos fizeram sorrir, nos fizeram sonhar, nos fizeram levantar de manhã, nos deram força para continuar a lutar pelas únicas causas verdadeiras, as únicas que valem mesmo a pena: as causas perdidas. E quantas causas perdidas já foram ganhas? Quantos "ins" se quebraram do possível? Quantas vezes bastou esperança e vontade para mudar um mundo que pede mudança?

Yes we can.






Fica também o texto para quem quiser.



It was a creed written into the founding documents that declared the destiny of a nation.

Yes we can.

It was whispered by slaves and abolitionists as they blazed a trail toward freedom.

Yes we can.

It was sung by immigrants as they struck out from distant shores and pioneers who pushed westward against an unforgiving wilderness.

Yes we can.

It was the call of workers who organized; women who reached for the ballots; a President who chose the moon as our new frontier; and a King who took us to the mountaintop and pointed the way to the Promised Land.

Yes we can to justice and equality.

Yes we can to opportunity and prosperity.

Yes we can heal this nation.

Yes we can repair this world.

Yes we can.

We know the battle ahead will be long, but always remember that no matter what obstacles stand in our way, nothing can stand in the way of the power of millions of voices calling for change.

We have been told we cannot do this by a chorus of cynics...they will only grow louder and more dissonant ........... We've been asked to pause for a reality check. We've been warned against offering the people of this nation false hope.

But in the unlikely story that is America, there has never been anything false about hope.

Now the hopes of the little girl who goes to a crumbling school in Dillon are the same as the dreams of the boy who learns on the streets of LA; we will remember that there is something happening in America; that we are not as divided as our politics suggests; that we are one people; we are one nation; and together, we will begin the next great chapter in the American story with three words that will ring from coast to coast; from sea to shining sea --

Yes. We. Can.



domingo, 25 de maio de 2008

the Value Voters Debate

O Values Voter Debate é um gigantesco debate americano, o maior "debate block" deste país, e teve início recentemente, em 2007.

Este ano teve participações de quase todos os candidadtos republicanos. curiosamente, nenhum democrata lá estava, o que me leva a pensar que esta organização, apesar de bem conseguida, é ceramente muto tendenciosa.

Enfim, um dos discursos de 4 minutos cedidos aos candidatos está no youtube, e é logo do único republicano por quem eu nutro simpatia, acho que se trata de um homem com elevados padrões e um bom político, e esse homem é Ron Paul.



Eu gosto de Ron Paul,seria um sopro, uma lufada de ar fresco no Partido Republicano. Peço-vos que observem o vídeo sem comentarem as ideias em si, pelo menos não obrigatoriamente, mas que se foquem no exemplo de um discurso bem dirigido e condicionado ao tempo disponível de oratória.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

AdSense

Como administrador do site, tomei a liberdade de acrescentar ao blog dois pequenos espaços publicitários administrados pelo Google. 


Pelos "cliques" nesses espaços a Google recebe dinheiro, parte do qual reverte para uma conta que iniciei, em nome da Sociedade de Debates. TODO o dinheiro que for obtido por este meio reverterá, obviamente, para a mesma.

Terei todo o gosto em explicar aos interessados como funciona tudo isto.

De acordo com o contrato celebrado com a Google, eu não posso clicar nos anúncios, nem exortar a que seja quem for o faça. Peço-vos portanto que se abstenham de comentários nesse sentido; não deixando de ter em mente que esta poderá vir a ser uma importante fonte de receitas.

Apelo à compreensão, por parte de todos, dos factos acima explicitados.


II Debate


"Esta Casa defende que ser dominado é preferível a dominar"
(20 de Maio de 2008)


Mesa:
Maria João Cocco da Fonseca(Presidente)
Rúben Ribeiro
Ricardo Lima

Equipas:
1. Guilherme e Daniela Ramalho(138p.)
2. Duarte Canotilho e Tiago Ramalho (142p.)
3. Sofia e Francisco Noronha (110p.)
4. Ary e Henrique Maio (143p.)

Melhores Oradores:
1. Ary (80p.)
2. Tiago Ramalho (75p.)
3. Daniela Ramalho (72p.)
















































Cartazes da Preparação e do Primeiro Debate


Para a posteridade ficam os cartazes que anunciaram a preparação e o primeiro debate da Sociedade de Debates.















































I Debate

          

"Esta Casa defende que ser nómada é a única forma de estar sempre em casa"

(13 de Maio de 2008)

Mesa:
Ary (Presidente)
Tiago Ramalho
Maria João Cocco da Fonseca

Equipas:
1. Francisco Noronha e Henrique Maio (110 pontos)
2. Manuel Rezende e Daniela Ramalho(125p.)
3. Rúben Ribeiro e Frederico Bessa (153p.)
4. Nuno Paixão e Tiago "Guimarães" (139p.)

Melhores Oradores:
1. Frederico e Paixão (81p.)
2. Rúben (72p.)
3. Daniela (70p.)



terça-feira, 20 de maio de 2008

Art. 1º

A Sociedade de Debates é um projecto de alunos da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, unidos pelas suas constantes divergências, e que procuram, através do debate, não chegar a conclusão nenhuma.