domingo, 31 de janeiro de 2010

Se acham que tirar má nota a reais é mau.... parte 1

Durante esta época de exames tenho andado a ver uns programas que passam no canal de história e no National Geografic sobre a "fisica do impossivel" e o nosso universo. (Aconselho vivamente a verem, pois não só é interessante como se pode compreender coisas como e=mc2 e as suas implicações)

Anyway houve um programa que me chocou particularmente, em que falavam de catastrofes a nivel planetário. Pode parecer uma coisa retirada do star trek ou de series de ficção cientifica, mas a verdade é que está mais proxima do que parece. eu vou mostrar 4 catastrofes que podem muito bem acontecer:

1: Apófis! O apófis é um asteroide da cintura exterior de asteroides (ou seja aquela depois de plutão) que na sua orbita passa muito proximo da terra. Ele vai passar aqui na terra em 2029, e vai estar tão proximo que passará entre os nossos satélites e a terra!!!! Parece que está tudo bem. No entanto após essa primeira passagem, haverá uma segunda 7 anos depois, e essa é que pode ser grave, pois há uma probabilidade de 10% de o apófis colidir com a terra!!!! nomeadamente entre a california e o hawai, sendo que a colisão seria 2x mais forte que Krakatoa!!!!!!



Aqui está uma foto do apofis

2: A colisão de 2 Estrelas de neutrões. Esta é uma das minhas catastrofes favoritas, e uma das mais perigosas do universo. Basicamente uma estrela de neutrões é o que resulta quando uma estrela esgota a sua capacidade de fusão termonúclear, e portanto a matéria expande, criando uma Supernova! Só o facto de estarmos proximos de uma destas, implicava que provavelmente a terra fosse comprimida e extendida várias vezes, criando varias ondas de choque o que poderia levar ao colapso do nucleo e a consequente destruição da terra.
Mas uma colisão entre 2 destas (que já aconteceu numa galaxia distante) origina algo muito mais interessante chamado raio gama. Sendo que esse raio gama destrói basicamente tudo num raio de vários milhares de anos luz, causando uma distorção tão grande que se atingisse a terra nos nem o sentiamos porque era quase instantaneo!

Aqui está a famosa colisão. Claro que foi a milhares de anos luz e não chegou cá felizmente :)

6 comentários:

Guilherme Silva disse...

"A colisão de 2 Estrelas de neutrões. Esta é uma das minhas catastrofes favoritas"

O Holocausto sempre foi a minha catástrofe favorita, mas depois deste post talvez mude de opinião...

Ary disse...

Para mim esborrachar um hamster continua a ser pior.

canoas_o_Mercenário disse...

O holocausto é a idiotice humana a funcionar no extremo.
A colisão entre 2 estrelas de neutrões é o universo a funcionar normalmente

Ary disse...

Idiotice levada ao extremo é esborrachar hamsters!

D. disse...

Um dia o sol também vai acabar por consumir todo o seu hélio e pufff... face it, we are all going to die! lol

canoas_o_Mercenário disse...

é no entanto diferente! o sol vai se tranformar numa anã branca. que é uma estrela mesmo pequenina e brilhante. Ele vai aumentar até a cintura de asteroides engolindo mercurio venus terra e marte, e depois encolhe até ter o tamanho mais ou menos de mercurio....
Infelizmente não é uma supernova :( não tem massa para isso... mas era um espetaculo mesmo giro ver uma supernova...

Enviar um comentário