quinta-feira, 17 de junho de 2010

Bolonha: Epic Fail (?)

90% dos licenciados em Direito reprova no exame de acesso à Ordem.

E apenas dois dos admitidos são da Universidade do Porto.

7 comentários:

Street Fighting Man disse...

é verdade que todos os exames foram corrigidos por professores de lisboa?

Anónimo disse...

Apenas?
Quantos foram a exame do Porto sabes?Devem ter sido mesmo poucos comparado com Lisboa, Coimbra...

Tem de se ver em quantos é que passaram 2.

Anónimo disse...

Foram quase todos os que terminaram o ano passado e que preferiram seguir fazer mestrado somente. Foram muitos!

Anónimo disse...

Se preferiram fazer mestrado porque foram pa ordem?

para isso iam no curso anterior que dava tempo....

João Fachana disse...

vendo a peça que nos governa na OA, n me admira nada que este exame tenha sido uma verdadeira fraude, apenas para legitimar uma opinião pouco estudada do que é o processo de Bolonha em Direito.
Vejamos que a Comissão Nacional de Avaliação (quem corrigiu os exames julgo eu) demorou mais de 3 meses a colocar os resultados cá fora (onde apenas concorreram pouco menos de 300 pessoas) e o Conselho Distrital do Porto em provas de aferição feitas +- na mesma altura demourou apenas 2 meses (num universo de quase 450 estagiários da 1a fase). Depois o facto dos resultados apenas referirem os alunos que passaram sem notas nem nada, o que me parece um pouco estranho. Por fim o elevado nº de estudantes da Clássica de Lisboa contra uma quota de 2/3 pessoas por cada uma das outras Univ. Públicas+a UCP. Tudo isto aliado às opiniões já expressadas anteriormente ao exame pelo bastonário relativamente aos licenciados de Bolonha.
É tudo estranho e cheira a exame feito. Provávelmente é uma polémica sem razão de ser e na verdade chumbaram mesmo 90% de alunos. Mas o modo como as coisas foram feitas torna impossível que não se levante a polémica. É que, bem ou mal, por favor sejamos razoáveis, não é o facto de um curso reduzir um ano, cortando na sua maior parte cadeiras que já tinham uma vertente mais acessória que estrutural para o pensamento jurídico, que os licenciados que dali saem passam de bestiais a bestas.

Ferreira Ribeiro disse...

Acho que o anónimo que disse que fizeram o exame quase todos os que terminaram o curso no ano passado está enganado. Julgo que foram poucos os alunos da FDUP que fizeram o exame, até porque aqueles que terminaram o curso em Junho/Julho de 2009 tiveram oportunidade de ser admitidos à ordem sem realizar o exame, que só foi implementado este ano. Muitos dos que decidiram seguir a advocacia estão já a estagiar e fizeram já os seus primeiros exames na Ordem relativos a um curso de estágio iniciado ainda em 2009.

jünger disse...

pois temos anónimo; assim como temos de ver quais são as perguntas, quem as fez, quem as corrigiu, com que critérios, quando o fez, como o fez, porque o fez, que base tem as classificações dadas.. no fundo, fazer aquilo que o anónimo não fez - ter coragem, dar a cara e ser franco e honesto! estamos a falar dum exame de acesso a uma ordem profissional, não de cupões de supermercado. Abra lá os olhinhos, assine e depois falamos com os dados em cima da mesa!

Assinado:
João Filipe Monteiro
Aluno Finalista de Direito da Faculdade de
Direito da Universidade do Porto

Enviar um comentário