terça-feira, 6 de outubro de 2009

Os 15 minutos de fama da monarquia

Ontem a noite Paulo Teixeira Pinto e um grupo de 20 monarquicos da causa real foram hastear a bandeira monarquica na sede da.... Causa real.

Em entrevista ele pede o que sempre pediu, e nos disse na nossa palestra em ciencia politica, -ou seja um referendo para saber se os portugueses querem uma república ou uma monarquia- e criticou o facto de termos uma constituição que nos impõe "ad eternum" (lool) um regime republicano.
(problemática alias que jorge miranda nos seus livros de direito constitucional aborda, dizendo aliás que no dia em que houver outro regime politico haverá outra constituição)

E pronto! Ao fim deste episódio todos foram para casa. Foram os 15 minutos de fama da monarquia. Falou-se de monarquia como no dia da restauração da independência se fala do tempo dos Filipes, ou de como no dia 6 de junho as tropas aliadas desembarcaram na normandia... Nada de mais.

Aliás todos temos o nosso lugar na democracia portuguesa. Os Nazis aparecem de vez em quando a mandar bocas, e a dizer que os imigrantes deviam ser escorraçados, Os saudosistas do tempo do salazar ganham concursos da televisão, Os Monarquicos aparecem no 5 de outubro a queixar-se...
Todos têm o seu lugar

6 comentários:

Street Fighting Man disse...

desculpa lá canotilho mas pôr monárquicos e nazis no mesmo saco é no mínimo de mau tom

Rio disse...

ontem a manchete do Público noticiava que Portugal é o país que melhor acolhe os imigrantes. Isto deve ter doído a muita gente =D

Rio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte Canotilho disse...

não é no mesmo saco.... é simplesmente dizer que são todos grupinhos minoritários sem importância. Não estou a avaliar a moral de cada grupo

DC disse...

Como o são os comunas, os bloquistas, os ambientalistas, defensores dos direitos dos animais etc...

A monarquia tinha uma vantagem...não se tinham despesas com ex presidentes...

João Fachana disse...

Mas também tinha uma desvantagem, gastava-se dinheiro com o rei, a rainha, o filho primogénito, os outros filhos, os enteados, o cão...

A única vantagem que vejo numa monarquia é que efectivamente o chefe da nação é isento, não se encontra ligado a nenhum partido, tem dto ao lugar pelo sangue, não deve nada a ng.

Com os PRs o facto de eles muitas das vezes terem o apoio de um(ou mais) partidos na sua eleição pode fazer com que eles sejam parciais ou façam ainda mais m.... para mostrarem que não o são.

Enviar um comentário