quarta-feira, 28 de abril de 2010
terça-feira, 27 de abril de 2010
domingo, 25 de abril de 2010
direitoàcena apresenta...
No âmbito da comemoração do seu 10º aniversário o
direitoÀcena apresenta
"Biblioteca Infernal"
Numa adaptação do original de Zoran Zivkovic.
Vai à cena na:
Biblioteca Prof. Doutor Jorge Ribeiro de Faria
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Rua dos Bragas, 223
4050-123 Porto
27, 28, 29 e 30 de Abril de 2010, 21:30
Bilhetes (€ 5) à venda no local a partir de 19.4.2009.
25 de Abril
Sentimos sempre por ocasião destas efemérides a necessidade de escrever algumas linhas sobre o dia que nos trouxe um feriado, este, por felicidade ou infelicidade, a um Domingo. E deve ser esta a perspectiva porque muitos vê o 25 de Abril: mais um feriado.
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Visitantes
Em baixo, nesta página, há um quadradinho que dá acesso a uma outra página cheia de informação detalhadas sobre as pessoas que nos visitam. Lá podem ver quantas pessoas viram a nossa página num dado dia, semana ou mês, mas a funcionalidade mais engraçada, na minha opinião, é a que nos permite ver quais as pesquisas feitas que levaram as pessoas até nós.
Como poderão ver aqui muitas pessoas vêm até nós pesquisando termos de busca com as palavras sociedade (6164) , debates (5991), direito (513), fdup (414), o que é normal. Ainda normal é que cheguem até nós por palavras como moral (306), religião (360), regulamento (135), humanidade (118), porto (94), discursos (82), mulheres (97), agnu (78). Já estranho é terem-no feito com palavras como hitler (63), carvalho (69), árabes (62), comunista (52), guerra (54), fim (41), censura (40), ideologia (56), escravatura (38), ou publicidade (66). Agora totalmente bizarro é sermos uma solução para quem procura informação relacionada com termos como anorético (90) ou margarina (46).
A partir de hoje passarem a publicar nesta rubrica "Visitantes" uma lista dos termos de busca mais cómicos que levaram as pessoas até à nossa porta.
Aqui vai o primeiro:
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Tiradas e Pontuações
sábado, 17 de abril de 2010
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Mais sobre a Revolução
segunda-feira, 12 de abril de 2010
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Direito de vida e de morte
No início do século XXI a pena de morte é repudiada na maior parte dos países do mundo e no nosso espaço civilizacional poucas são as cabeças que se erguem a favor do poder do Estado em sentenciar à morte um indivíduo culpado de um qualquer crime. Na FDUP, o tema da pena de morte tem sido amplamente discutido neste último ano graças à conferência da ELSA e da Amnistia Internacional, bem como à AGNU '09, e fiquei feliz por observar que a esmagadora maioria dos estudantes da nossa Faculdade são contra a pena de morte.
Mas hoje fiquei estupefacto ao saber que Bush deu à CIA e depois às forças armadas o poder de legalmente executar cidadãos americanos do estrangeiro quando existam fortes indícios de que estes estejam envolvidos em acções terroristas. Mais estupefacto fiquei ao saber que Obama não revogou esta autorização e que pelo contrário tem vindo a apoiar-se nela.
Vamos ver ao certo o que isto quer dizer: hoje, em 2010, o Presidente dos EUA, um país campeão da liberdade, arroga-se do direito de mandar matar os seus cidadãos sem acusação, sem prova, sem julgamento, sem direitos de defesa, longe do campo de batalha, sem que este tenha de representar um perigo imediato para a segurança de seja quem for.
Claro que a questão não é nunca tão simples, sobretudo se considerarmos, como talvez possamos, que estamos perante uma guerra e não perante meros criminosos. Para mais, capturar um indivíduo num país estrangeiro e trazê-lo à justiça pode revelar-se complicado, especialmente sem a colaboração das autoridades locais, ou em países sem forças de segurança com a capacidade necessária para levar a cabo estas acções. A própria definição do que é o "campo de batalha" mudou, esta é uma guerra sem fronteiras, sem quartéis, sem trincheiras, e isso coloca muitos problemas, mas parece-me manifestamente desproporcional tornar legais os assassinatos de inimigos políticos.
Quanto mais penso sobre o assunto, mais dúvidas tenho, mas o meu primeiro instinto não me deixa considerar uma decisão destas legítima.
quarta-feira, 7 de abril de 2010
segunda-feira, 5 de abril de 2010
Recrutamento de Colaboradores - Sociedade de Debates
A Sociedade de Debates procura colabores para integrarem a sua estrutura interna.
Não percas a oportunidade de tomar parte de uma das actividades mais atractivas da Faculdade. Adquire competências de liderança, retórica, gestão de equipas e organização de eventos, acede a eventos internacionais, construindo ao mesmo tempo um currículo sólido.
Não é necessário saber discursar. Não estamos à procura de oradores mas de líderes e organizadores.
Manda um breve texto de apresentação para sociedadededebates@gmail.com, até dia 11 de Março.
Entrevistas dia 12 de Março, às 17h, na AEFDUP.
domingo, 4 de abril de 2010
Mais um
Da Democracia segundo S. Pedro [Arroja]
Pedro Arroja dixit: “Quando a democracia de sufrágio universal me considera igual a um jovem de 18 anos e atribui ao meu voto um peso igual ao dele, aquilo que, na realidade, está a fazer é a depreciar-me, a pôr-me ao nível de um miúdo. E isso eu não aceito. É uma ofensa a mim próprio e a Deus aceitar uma coisa dessas, pois equivale a considerar que tudo aquilo que eu fiz no entretanto não tem valor nenhum. Por isso, eu nunca mais votarei. Eu aceito participar num processo democrático quando os outros eleitores sejam meus pares (como acontece na eleição do Papa, que é feita exclusivamente por cardeais). Ora, eu considero que um miúdo de dezoito anos não é meu par coisa nenhuma. Na realidade, tem idade para ser meu neto.”
in Portugal Contemporâneo
(via Cláudio Carvalho)
PS: Acho piada que todas as pessoas na FDUP depois de tomarem conhecimento da personagem nem se tenham dignado a criticar o senhor. Tudo o que tenho visto até hoje são conversas em que as pessoas se limitam a citar coisas que ouviram ou leram.
Almoço de Páscoa
Eu não sei exactamente o que é suposto conversar nos almoços de Páscoa, mas este foi, em minha casa, particularmente estranho. Falou-se de Josef Pieper e de pedofilia na Igreja Católica.
Reunião de Direcção alargada
Amanhã às 16h30 na AEFDUP há uma reunião alargada da Direcção da SdD. Todos os interessados em ajudar o projecto ou em juntarem-se a ele são muito bem-vindos.
sábado, 3 de abril de 2010
I Campeonato do Clube de Debates da FEP
Mais recursos, mais Sociedade de Debates
É no nosso 750º post que tenho o prazer de anunciar que a Sociedade de Debates será apoiada este ano pela Universidade do Porto, através da sua Reitoria.
Soma-se assim o apoio da Universidade ao prestado pela Faculdade em disponibilização de locais para publicidade, em salas, no uso do data show, do sistema de som e do palanque. Estes apoios, que traduzem a confiança crescente das instituições neste projecto, são o reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver em prol dos estudantes da academia e da Faculdade de Direito em particular, deixando-nos orgulhosos e motivados para enfrentar o trabalho que temos à nossa frente no desenvolvimento deste nosso projecto pioneiro.
Agora só faltas tu para fazer tudo funcionar. O próximo debate é já na próxima terça-feira, dia 6 de Abril, com Guimarães e Supra vs Fredery e Nikie.