sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mas hitler estava de que lado???

Agora no mês em que se comemora os 70 anos do inicio da segunda guerra mundial, o national geografic channel tem passado uma série de documentários, sobre as grandes batalhas da segunda guerra mundial analisando as em profundidade, chamada "generais em batalha"
Por ser um assunto que me interessa, tenho seguido essa mesma série, e cada vez mais tenho as minhas dúvidas se realmente Hitler queria que os Nazis ganhassem alguma batalha, e isto porquê?
Eu já sabia Hitler tinha realmente um papel fulcral na vitória aliada, pois quis invadir a união sovietica abrindo uma 3 frente e assim assinando a sentença de morte do III reich. Mas a verdade é que as suas más decisões vão muito para além dessa má decisão, sendo que a invasão da união sovietica até nem era um desastre se ele não tivesse tomado dezenas de outras decisões. Eu nunca percebi realmente porque é que sempre que um general ou marchal de campo queria avançar tinha de pedir permissão a hitler! A verdade é que nas forças aliadas isso não acontecia e isso foi uma das razões da derrota dos nazis.
Vamos a exemplos concretos:
Batalha de Kursk. A maior batalha de Tanques da história da humanidade, 3 meses antes do inicio da batalha o general Von Manstein que estava a contra atacar apos a derrota alema em Estalingrado diz que se se atacasse nesse momento (ou seja 3 meses antes da data em que ocorreu a batalha) os sovieticos seriam aniquilados pois estavam na sua maioria no sul, e cansados pela batalha dura de estalingrado. No entanto hitler armou-se em esperto e disse, esperem que eu dê ordem de ataque, isto porque queria mais tanques na frente leste. O resultado foi que os sovieticos contruiram as maiores defesas anti tanque da historia, e os alemães acabaram por ser travados. Hitler depois culpou manstein por ser incompetente etc etc etc
Batalha de Inglaterra. A batalha de inglaterra estava ganha para os alemaes no inicio. Ao inicio começaram por destruir a linha de radar ingles, e a destruir aerodromos e fabricas de aviões. A verdade é que os britanicos já quase não tinham spitfires e hurricanes em condiçoes de voar. Só que uma noite um bombardeamento nocturno dos aliados em berlim fez hitler mudar radicalmente o plano. Ele afirmava que nada poderia bomabardear a sua capital e ficar impune, daí que ele ordenou todos os bombardeiros para que parassem a sua campanha inicial, e reduzissem Londres a escombros. O resultado? Os aliados conseguiram produzir avioes e hitler perdeu a batalha e inglaterra.
Batalha de El Alamein: Os Alemaes chegavam muito proximo do Egipto, então os britanicos em El alamein fixaram a sua ultima defesa. Para além de todo um numero de condicionantes em que os alemaes estavam em desvantagem, a verdade é que hitler teve um papel fulcral ao não enviar combustivel para os tanques de Rommel, mas não foi só isso!!! Ele impediu rommel de retirar quando rommel a meio da batalha percebeu que se retirasse e reagrupasse, tinha uma claro chance de ganhar. Hitler disse lutem até ao ultimo homem. E assim foi, (quase) dos 250 tanques de rommel, sobraram 12... Os nazis pediam assim a guerra no deserto.
Batalha das Ardenas: O ultimo contra ataque Nazi. Quando a guerra ja estava quase perdida, hitler organiza um gigantesco ataque para empurrar os aliados de volta as praias. Esse ataque ia ser comandado pelo general Model, e a verdade é que após 3 dias os Nazis já tinham avançado tanto que os aliados estacionados nas ardenas, vêem-se encurralados e quase perdidos. Ainda que os nazis não tenham conseguido tomar "bastogne" a verdade é que os reforços que Model queria usar para encurralar os aliados, foram negados por hitler, pois este queria que as suas tropas chegassem a Antuerpia. (ora dado que os abastecimentos estavam parados proximo de bastogne) Hitler tinha acabado de dividir o seu exercito que foi completamente derrotado por 3 exercitos que vendo a desordem aproveitarm a oportunidade.
Aqui ficaram alguns exemplos de como Hitler parecia que jogava do lado dos aliados. É como um jogo de futebol onde o dirigente do clube (que percebe pouco de futebol) ordena (quando ve que o treinador ta a ganhar o jogo) que o treinador mude a tactica, e devido a isso a equipa perde o jogo.
AInda bem que os nazis tinham assim uma liderança incompetente

1 comentário:

João Fachana disse...

Hitler era obcecado pelas sua visão do mundo e do seu papel. Obviamente isso repercutia-se nas suas decisões estratégicas, nem sempre muito competentes. E o pior era que os seus generais sabiam disso e no entanto Hitler pouco ou nada ligava aos seus conselhos. É o problema dos homens extremistas. São tão seguros de si que se esquecem de que também podem estar errados.

Enviar um comentário