quarta-feira, 27 de maio de 2009

BE!

Leio numa folha de propaganda eleitoral do B.E.: "Pertencemos à primeira geração que vai viver pior do que os seus pais".

Ou o sistema de ensino está muito mau, e a lição histórica só começa no pós 74 ou data análoga, ou sou eu, por meu lado, que caio em erro. Terá a geração que apanhou as duas guerras mundiais vivido melhor, ou ao mesmo nível, que a dos seus pais? Ou, no ocaso do império romano, friso, no ocaso, as gerações terão vivido sucessivamente melhor? E na parte negra, negra, da idade média...viver-se-ia melhor do que no fulgor do período clássico? Talvez. Talvez as regras da lógica permitam que uma sucessiva melhoria das condições de vida de cada geração redunde numa diminuição das condições de vida de um povo no seu conjunto. Talvez, embora eu não acredite.

Talvez seja uma manobra inteligente, e com pinta de humor, do B.E. Ou lapso de língua. Manobra inteligente se quiserem, com isto, enfatizar os problemas do nosso ensino. Lapso de língua, caso quisessem colocar "pertencemos à primeira geração que vai viver pior do que os seus pais, desde a última geração que viveu pior do que os seus pais." Mas, para isso, mais valia pouparem-se as palavras e não dizer nada.

Ou, eventualmente, pura demagogia.

2 comentários:

Enviar um comentário