terça-feira, 12 de maio de 2009

Ford, Nixon e a Verdade

Geral Ford, pouco depois de assumir funções como presidente dos EUA, emite o seguinte discurso perante as televisões, anunciando o perdão de Richard Nixon. A decisão, altamente polémica, irritou milhões de americanos desejosos de ver a matéria esclarecida, o presidente julgado e possivelmente posto atrás das grades, destruindo a popularidade do recém eleito presidente.


Creio que objectivo principal da decisão era operar um virar de página, uma mudança de capítulo, era dizer: "mais do que saber o que aconteceu, ou condenar eventuais responsáveis interessa colocarmos este caso nas nossas costas". Claro que também haveria alguma preocupação com a dificuldade em obter um "fair trial" depois de todos os elementos do júri terem ouvido e formado uma opinião sobre o assunto, claro que facilmente tudo se tornaria numa caça ao homem, claro que a vida de Nixon continuaria a ser devassada em busca de mais notícias durante vários anos, claro que o julgamento na praça pública e as audiências no Senado já o tinham feito passar por muito, claro que Nixon era um homem com problemas de saúde, mas, se percebo bem Ford, o mais importante não era isso.

Será que às vezes é melhor não saber a verdade?

3 comentários:

Ary disse...

(Eu quanto à questão filosófica estou em dilema. Quanto ao caso em particular, não concordo com o Ford)

Rui disse...

"Será que às vezes é melhor não saber a verdade?"

Claro que sim. O hipotético caso do jantar romântico é prova disso! A "suposta" namorada do Hugo nunca iria querer a verdade!

Ary disse...

Não acho que esse seja um bom exemplo. Claro que depende das circunstâncias ... e do vestido.

Nesses casos o que eu acho melhor é dizer que sim, que ela está muito bonita (até porque no caso isso é sempre verdade, não importa o vestido) e passados 5 minutos olharmos de repente e dizermos: "sabes ... acho que o outro vestido te ficava melhor ... esse é muito x e não te fica bem" ou melhor "esse não é par para ti".
Isto tem muitas vantagens ...

Enviar um comentário