terça-feira, 1 de setembro de 2009

Em memória de um país


Faz hoje 70 anos que a Alemanha nazi invade a Polónia. Devido à aliança da Polónia com a Grã-Bretanha, esta entra na guerra tal como a França. Foi o início da II Guerra Mundial a primeira "guerra total".

A Polónia, país que tenho vindo a aprender a gostar e onde vive o meu irmão, foi uma das maiores vitimas da guerra e do seu desfecho. Muitos dos judeus mortos pelo ódio nazi eram polacos e muitos dos campos de concentração eram na Polónia.

O fim da guerra não trouxe a liberdade de volta à Polónia, passando por cima das decisões tomadas na conferências com os três líderes dos Aliados, a URSS impõe um governo comunista na Polónia e a democracia só é instalada na década passada.

45 comentários:

Hugo disse...

É smp bom ver pesssoas novas a escrever neste blog...Ó ary, faz lá um convite a toda gente que participe ou assista à SD e que queira escrever aqui!

Ary disse...

Eu faço um convite a todas as pessoas nessas condições, na condição de elas mostrarem nisso interesse =)

Hugo disse...

parecem-me boas condições

Street Fighting Man disse...

70 anos, não 60 certo?
é uma triste efeméride, a invasão da Polónia.

GFFDUP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vasco PS disse...

O curso da história deixa marcas profundas...tudo qt temos hoje é o espelho do passado.

Quem já foi ver o sacanas sem lei? é mt bom a meu ver

Tomás Gonçalves da Costa disse...

obrigado pela correcção. De facto é 70 anos.

Ary disse...

Foi ver sim, Vasco, e também gostei muito.

Vasco PS disse...

Christoph Waltz a fazer de Hans Landa é soberbo...e cómico vá...cruel tbm...xD

Ary disse...

Mesmo. Não conhecia o senhor e passei a gostar dele logo na primeira cena.

Tomás Gonçalves da Costa disse...

Gostei imenso do filme. A cena inicial com o Landa é óptima!

DC disse...

O Sacanas sem Lei está muito bom.
Aquele Hitler histérico enquanto o infeliz do pintor tenta fazer a pintura na parede.Também gostei de ver o gajo do Rex no filme.

Ninguém comenta a mandatária da juventude do PS para as legislativas? tem aparecido tanto na TV, seja na publicidade da Staples seja na do Rock in Rio...

D. disse...

hum... eu ainda não o fui ver, mas estou curiosa. mas o facto de entrar o b.j.novak deixou-me ainda com mais vontade de ir ver como se sai o "temp" do office. :p

quanto à mandatária da juventude do PS... ando muito inquietada com o facto de ter sido ela escolhida, até porque a única justificação que encontro (o facto de ela ser um sex symbol), não faz muito sentido porque ela tem cara de saguí. ou se calhar sou eu que tenho um péssimo olho para mulheres xD

Hugo disse...

É uma escolha bastante inteligente...

Carolina Patrocínio junta um bocadinho de tudo naquele universo...

Além de ter uma imagem muito apreciada, é uma rapariga que apresentou o clube disney(muita juventude cresceu com ela), apresenta já alguns programas na sic sendo uma das caras novas a apostar. A juntar a esta imagem icónica dos mais jovens, faz parte de uma das famílias mais ricas de Portugal e tendo portanto a família Patrocínio um bom nome no meio, torna-se por este lado uma escolha que também agrada.

Se juntar.ms isto tudo é fácil perceber o porque desta escolha.

TR disse...

Salvo a eventualidade de estares a ser irónico, Hugo, discordo completamente. A Carolina Patrocínio parece-me ter sido escolhida pelas mesmas razões que a Staples a escolhe: porque vende. E, aí, o teu comentário cabe perfeitamente.
Agora, escolher uma mandatária da juventude com base, apenas, nisto, é fraquinho. Demasiado fraquinho, até.

Ary disse...

Só é fraco ou forte dependendo dos teus objectivos. A verdade é que o objectivo dos mandatários é vender, não é serem bons políticos ou perceberem alguma coisa do assunto.

O que é afinal um mandatário se não alguém que tem como missão convencer um determinado grupo a votar? É marketing! E da última vez que eu confirmei o objectivo do marketing era vender.

Lembro-me que o Packman foi o mandatário do Manuel Alegre para as presidenciais e a Katia Guerreiro a do Cavaco. Será que algum dos dois percebi mais de política do que a Joana Amaral Dias? E isso interessava para alguma coisa?

(Claro que a melhor das escolhas seria a de alguém que simultaneamente é bem parecido, conhecido, jovem, está na moda, é inteligente, conhece os temas políticos da actualidade, está envolvido em causas que apelem os jovens como o ambiente, ou desemprego, ou o ensino superior, é de um grupo socio-económico em que o partido seja mais fraco, etc. mas eu não conheço mandatários perfeitos).

canoas_o_Mercenário disse...

Ary concordo com a razão da escolha da carolina patrocinio.. Porque pode vender. Agora, sinceramente acho que há outras pessoas mais "decentes" que poderima ser mais indicadas para mandatária. Aliás não é o mandatário também uma face daquilo que se está a representar? Se eu fosse do PS não gostaria de ter aquela rapariga como mandataria.

E não gostaria pela futilidade (vejam a entrevista no youtube) da rapariga, do ar de superioridade, e pelo facto de hoje ser o que é porque lhe morreu o namorado..
E a verdade é que depois dequela entrevista ela ficou um bocado mal vista, logo não sei até que ponto será uma boa aposta.

E não é por os outros partidos fazerem, que se deve por mandatários que são nodoas

Ps: Realmente acho-a assim um bocado feiita... não sei como podem dizer que é sex simbol... olhem para aquela cara, e para aquelas pernas arqueadas... ;)

Ary disse...

"Quem desdenha quer comprar". Quem dera a 95% das raparigas ser como ela e a 95% dos rapazes ter alguma coisa com ela (gays não incluídos). Ela pode nem ser um sex-symbol, mas caramba acho que às vezes também se exagera. Ela é muito bonita.

Eu via a entrevista quando ela foi exibida do princípio ao fim, porque acho que aquilo foi para o ar pouco depois de ela ser anunciada como mandatária e sim, ela pareceu-me bastante fútil, mas as perguntas também não era sobre nada que não fosse fútil, e não me pareceu nada "nariz empinado", bem pelo contrário, pareceu-me bastante humilde e confortável consigo mesma o suficiente para nos dar um retrato bastante próximo dela mesma. Sinceramente, e politiquices à parte, no final da entrevista saí com a sensação de tinha sido honesta, natural, real. E isso acho que tem sido permanentemente ignorado.

Ary disse...

(não sabia que um antigo namorado dela tinha morrido, mas já andei a googlar a cena)

TR disse...

Ari, o marketing tem como escopo impelir à compra de um dado produto ou, no caso, ao voto. Mas na escolha da campanha a adoptar muitas diferenças pode haver. A Car. Patr. parece-me demasiado morangos com açucar, o que é pouquíssimo. Claramente menos do que o Packman (e eu não aprecio DW).

É que não lhe consigo associar nenhuma ideia para além desta: é possível viver da imagem. Não gosto dessa mensagem.

Ary disse...

Para mim ela ser Morangos com Açúcar não me diz nada, mas para muito boa gente é óptimo, ou então a TVI já tinha tirado o programa do ar.

Tens de separar aquilo que é uma boa escolha para ti, daquilo que é objectivamente uma boa escolha.

E eu não acho que tenha sido uma escolha excelente, mas sim ... vá entre o razoável e o bom.

Ary disse...

Sinto-me um bocado mal a falar disto num post sobre a invasão da Polónia. As voltas que o mundo dá.

TR disse...

Começo pelo teu fim. Também eu me sinto mal. Para além de se falar de uma temática sem qualquer conexão, o post primário pedia outra coisa. Mas o mundo dá muitas voltas e é este, agora, o nosso palco: uma caixa de comentários desligada, desde início, do post.

Separo o que é para mim uma boa escolha do que é objectivamente uma boa escolha. Daí que talvez aplaudisse o Packman (quando, a mim, Tiago, pouco diz). Esta, com muito boa vontade, parece-me razoável, quase insuficiente.

Para muito boa gente será muito boa escolha, para o P.S., ver-se colado, ou colando esta imagem, é que me parece que não. Pouco mais se identifica com a Car. Patr. do que o poder que a imagem pode ter.

Ricardo Lima disse...

O assunto Carolina Patrocínio é um assunto que dá pano para mangas.

Concordo contigo Ary quando dizes que é uma questão de Marketing. Mas mesmo nesse caso, o Marketing deve ser feito com "cabeça, tronco e membros". O que não é o caso.
A mandatária do PS para a juventude é limitada a certo escalão social. Se o PS quer ganhar os votos do meninos riquinhos que precisam que as empregadas tirem os caroços das melancias ou as graínhas das uvas para serem comidas, então aí sim foi uma boa aposta. Se o PS pretende juntar votos dos jovens em geral, então a Carolina Patrocínio não é uma boa aposta.

Quando foram estas últimas eleições para a Camâra de Lisboa, ganhas pelo António Costa, eu lembro-me de que havia mandatárias para a juventude nomes como o de Margarida Vila-Nova e Joana Solnado (não me recordo de que partidos eram mandatárias). Essas sim, são pessoas com crédito, que fariam os jovens talvez repensar o seu voto.

Mais uma vez não censuro a jogada de Marketing do PS, e quem diz PS diz os outros partidos todos, apenas acho que foi mal pensado e que devia ter sido escolhido alguém com mais crédito.

DC disse...

Ari, eu não aprecio doninhas, mas se já ouviste o PacMan a falar, ou as letras mais antigas deles percebes ali preocupações sociais e um discurso preocupado com os problemas dos que o rodeiam.

A Carolina Patrocínio pode vender, mas se é uma imagem de "Detesto perder, prefiro fazer batota" e "não como fruta com casca" ou ainda "Só como cerejas se a minha empregada tirar o caroço" que o PS quer passar tudo bem.Só lá faltava o Panrico sem côdea...

Ela apresentou o Disney Kids há coisa de 1ou2anos, quem via Disney Kids na altura agora ainda não pode votar.

O namorado dela que morreu foi aquele que se espatifou contra o eucalipto e que durante 15dias a tvi não falou de outra coisa.

D. disse...

sim, comparar o pac man à patrocínio não faz sentido, pelas mesmas razões que o DC dá.
qualquer pessoa que a ouça falar percebe que ela foi escolhida apenas por uma questão de imagem absolutamente fútil e não por mais alguma coisa. aliás, provavelmente ela não seria capaz de muito mais e trazer esse tipo de coisas para a política é mesmo triste. deixa-me mesmo triste ver que até na política se começa a dar mais valor à futilidade desmiolada do que às pessoas com capacidade de pensar, tudo em nome da imagem :o

e ary, não creio que 95% das mulheres gostassem de ser como ela. a não ser que estejas a falar de mulheres que sejam do género dela :P

Ary disse...

É perfeitamente idiota eu continuar a batalhar por um tema que sinceramente não me diz nada. A senhora não me paga para eu a defender e o PS muito menos. A verdade é que dificilmente saberemos se foi ou não uma boa escolha. O mais provável é nem ter assim tanta influência nos votos.

Eu gosto das doninhas e não é apenas nas letras antigas que temos espelhadas preocupações sociais. Aliás acho que o pac man seria talvez até mais interessante enquanto mandatário.

Não acho que ela apele só ao meninos ricos. Talvez até pelo contrário. As classes mais baixas tendem a deslumbrar-se muito mais pela fama e pelo jet7.

Quanto aos 95%: permitam-me reformular: acho que 95% das mulhures teriam boas razões para invejar o corpo dela. Acho bem que cada uma esteja contente com o corpo que tem, mas acho difícil que mais do que uma em cada vinte mulheres sejam mais bonitas que ela.

Ela não apresentou o Disney Kids à 2 anos. Quando eu via o Disney Kids, talvez com uns 10 anos, era ela que o apresentava também, creio.

João Fachana disse...

Para comentar os 2 assuntos deste post(aliás, 3):

1. Quanto às comemorações da IIWW, comparem o discurso de Merkel com o de Putin e vemos a comparação entre um país que soube reconhecer os seus erros e finalmente venceu os fantasmas do passado com outro que teima em não os assumir e, ao invés, ainda glorificar os fantasmas do passado, atitude perigosa e perversa;

2- Sacanas sem lei foi brutal. Sangue Sangue Sangue. [SPOILERS] acabar um filme em que morre toda a gente (ou quase toda a gente) é simplesmente maluco e bem Tarantino.

3- Opah, a Carolina Patrocínio só mostra o desnorte com que o PS está a começar estas eleições. Podiam ter arranjado muito melhor.
Em primeiro lugar existiam outras meninas bonitas da TV que a primeira vista não são tão fúteis, por exemplo a Joana Solnado, a Vera Klodzig ou a Sílvia Alberto (pa não ser tudo da TVI).
E quanto à suposta beleza da Carolina Patrocínio, opah chamem-me esquisito mas eu quando olho pa ela só vejo uma cara engraçada e umas pernas tortas. Ao lado de Diana Chaves, Claúdia Vieira ou Soraia Chaves perde 10-0, ainda leva mais que o Vitória. E estas na volta até comem cerejas com caroço.

João Fachana disse...

Ou o DC, que tem umas mamas do c...!

DC disse...

Tenho pernas arqueadas e apêndices mamários de fazer inveja a 95% das pessoas da FDUP(Ari, gostei do teu número, continuei a usá-lo).Tenho é um bocadito mais de barba que a mandatária, mas isso também se justifica com hormonas, e mesmo assim não é assim tão abundante.
E não só como uvas com grainhas como como a grainha das uvas!!!(que frase fantástica, estou orgulhoso de mim).

Como resposta a esta apresentação de Carolina Patrocínio como mandatária da juventude PP já apresentou Luciana Abreu como sua mandatária.
O BE ainda está a tentar a Orsy Féher para esse papel.
PCP e PSD vão apresentar cartazes com as suas mulheres mais destacadas (Odete Santos e Ferreira Leite) em trajes menores.
Quanto ao PNR e PCTP-MRPP serão cartazes idênticos aos do PCP e do PSD mas com o Manuel Machado e Garcia Pereira, para apelar ao voto feminino.

DC disse...

Os mandatários da juventude do PPM serão os 3 filhos do REI


















































































da pop.

João Fachana disse...

Em trajes menores, claro...

João Fachana disse...

Só agora é que encontrei o final do teu post DC,lol. Que piada seca...

Vasco PS disse...

Carolina Patrocínio não apresentava o Disney Kids? Tá tudo explicado...

DC disse...

Ari, tu que idade tens mesmo?
Se não estou em erro és de 88. Dei-me ao trabalho de ir ver e a Carolina Patrocínio é de 87, e aposto em como não apresentava o Disney Kids com 11anos.

Ary disse...

Eu tinha a impressão que aquilo era apresentado por miúdos. Aliás o rapaz que agora faz anúncios da Logo também acho que era apresentador lá.

DC disse...

Não sei quem é o rapaz que faz o anúncio, mas se for o Francisco Garcia, esse gajo é da tua idade.

Para verem a qualidade da senhora Carolina Patrocínio, vejam isto http://televisao.blogs.sapo.pt/301656.html apesar de já ser antiga, não me parece que tenha mudado muito, e digam-me se é esta a imagem que o PS deve passar à juventude.

DC disse...

Não sei quem é o rapaz que faz o anúncio, mas se for o Francisco Garcia, esse gajo é da tua idade.

Para verem a qualidade da senhora Carolina Patrocínio, vejam isto http://televisao.blogs.sapo.pt/301656.html apesar de já ser antiga, não me parece que tenha mudado muito, e digam-me se é esta a imagem que o PS deve passar à juventude.

DC disse...

E foi para o Disney Kids com 16 anos.
Logo, os miúdos da altura ainda não votam.

Tomás Gonçalves da Costa disse...

Não comentei na esperança de que se desse uma grande volta e alguém falasse da II G.G. Passados 39 comentários acho que não vale a pena. Mas não posso deixar de dizer que, de facto, a Carolina Patrício é muito mais interessante!

TR disse...

a entrevista que arranjaste, DC, é terrível!

DC disse...

Tomás, peço desculpa por ter "desviado" o teu post.

Alguém que faça voltar ao rumo inicial...

jünger disse...

Eu posso tentar.. :)

Alguém tem o numero da Merkl para lhe perguntar se ela não faz o favor de nos invadir, pf?..

Aproveitava e levava o "Engenheiro" para Director de Marketing da Volkswagen, as vendas disparavam logo..

João Fachana disse...

Eu tou paki a pensar e se o blog voltasse a autorizar comentários anónimos acho que este post ia virar pornografia,lol

DC disse...

http://www.carolinapatrocinio.net/wp-content/gallery/carolina-patrocinio/carolina_patrocinio_e_goncalo_uva1.jpg

Será que também é a empregada que tira as grainhas deste Uva?

Enviar um comentário