domingo, 5 de outubro de 2008

O genuíno, único, ímpar, verdadeiro, autêntico e original 5 de Outubro

Faz hoje 1139 anos o quarto concílio de Constantinpla, 506 anos da descoberta da Costa Rica, 494 anos da chegada da primeira missão diplomática japonesa à Europa, 343 anos a Universidade de Kiel, 215 anos que o Catolicismo deixou de ser a religião oficial da França, 144 que a cidade de Calcutá foi destruída por um ciclone e 94 anos a primeira morte num combate aéreo, 55 anos da primeira reunião dos "narcóticos anónimos".


Mas se o que precisam é de um pretexto para celebrar e a Universiadade de Kiel não vos diz nada, então temos uma variedade de eventos que vos vão fazer sorrir: em 1944 foi estendido o sufrágio às mulheres francesas, em 1983 recebeu Walesa o prémio Nobel, e em 1989 o Dalai Lama, em 1991 surgiu o Linux. Nasceu em 1541 El Greco, em 1713 Diderot, em 1864 Lumière, em 1936 Teresa Heinz Kerry, em 1975 Bobo Baldé e em 1983 Nicky Hilton. Também não nos podemos esquecer que hoje é o dia internacional do professor, o dia do exército na Indonésia e o dia de Hor e Susia para a Igreja Ortodoxa Copta e dia da pequena empresa no Brasil.

Mas se nada disto vos animar deixo-vos com a notícia de que faltam 87 dias para acabar o ano, e com um clip de Monthy Python's Flying Circus, que faz hoje 39 anos.



1 comentário:

Ary disse...

Não quero dizer com isto que a independência de Portugal não seja uma coisa importante. Eu gosto muito deste país, prezo muito a nossa independência e não gosto de espanhóis não por princípio, mas porque até hoje nunca me dei muito bem com nenhum e já conheci uns quantos (a sério).

Portanto não estou a desvalorizar o tratado em questão, mas a tentar gozar com algo que é muito forçado. Parece aquelas coisas que os partidos organizam para competir em espaço mediático na altura dos congressos e dos comícios.

Porque razão esses senhores de longos bigodes, costas muito direitas, anéis de brasão e quintas com divisas em latim não festejam não festejam o 26 de Julho de 1139, provavelmente tão importante quanto um conveniente 5 de Outubro.

Enviar um comentário