quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Se calhar deviamos pensar em alterar alguns pontos do regulamento

Bom depois deste titulo extensivo e sugestivo, eu explico a minha posiçao. Hoje durante a sociedade de debates foi -nos dado um tema... digamos..... no minimo ambiguo!!!!!!! E daí ter resultado a treta de debate que foi, estando nós a debater algo sem ter conhecimento concreto, e, muitos de nos a falar por falar e a dizer claramente asneiras(como me disseram... e nao so a mim) alguns membros da plateia!

Para tenatar que isto nao se repita eu sugiro que se altere o regulamento em algumas parte que me parceram fulcrais:

- Mudar a exigencia da unanimidade para a mudança do tema, para uma maioria de 3/4's ou seja 3 equipas se se pronuciarem na votaçao contra o tema, o tema terá de ser mudado pela mesa.

- Dar poderes à mesa para intervir no caso dos participantes estarem a violar, ou a não cumprir totalmente o regulamento, sem necessidade por parte das outras equipas de o requerer à mesa. E assim informar os participantes, no caso de a mesa verificar que é necessário, de uma eventual possibilidade de uma equipa actuar procedimentalemente numa altura. Por exemplo: Quando o ary criou a nova definiçao, a mesa devia poder avisar a equipa 3(eu e o ramalho) da possibilidade de contra argumentar essa moçao, eliminando-a, e substituindo-a por uma nossa.

-Dar poderes à Mesa, para, ao verificar que o debate está a ficar descontrolado, devido a questoes de procedimento ou de dialogo"extremo"(ou seja todos os deputados falarem +- como no parlamento da coreia todos ao mesmo tempo, mesmo apos 4 advertencias da mesa) poder actuar, parando o debate ou em caso extremo Acabar!

- Dar possibilidade por maioria de 3/4's às equipas para até ao final da primeira ronda e em caso manifestamente extremo, e sublinho o EXTREMO de pedir à mesa uma mudança do tema. Sendo que esta tem de deliberar sobre isso mesmo, podendo RECUSAR.
Esta medida pode causar polémica mas dado o que vi hoje, se calahr era melhor termos mudado o tema a meio.

Em suma o meu ponto de vista é o de dar mais poderes à mesa, e dar mais umas valvulas de escape, para não acontecerem DEBATES COMO O DO PESO, que teve uma ronda(a primeira) com apenas um discurso efectivamente muito preparado. Peço desculpa aos outros debatentes mas é a minha opinião. Já a segunda ronda teve 4 discursos coerentes e deu pa debater, mas tivemos mais de 30 minutos a falar do sexo dos anjos!!!!!!!!!
(que deve ser fenomenal por acaso..........)

Comentem e se encontrarem mais algo adicionem. Acho Realmente que se devia rever os estatutos para eviter futuras (cenas) assim! Se calhar uma reunião da SdD para rever os estatutos fosse melhor, mas não sei.

Sem comentários:

Enviar um comentário