quinta-feira, 21 de maio de 2009

Faculdade de Direito da Universidade do Porto

No último post, para tentar fazer uma piada, fui injusto com duas grandes instituições desta casa: a TAFDUP e a Legislatuna.


Repondo a verdade, aquilo que eu posso dizer é que são um enorme orgulho para mim, especialmente por terem ambas renascido das cinzas com uma força inacreditável. No dia da Imposição de Insígnias juro-vos que me viram as lágrimas aos olhos ao ver ambas as actuações. 
Eu vivo esta faculdade como poucas pessoas, dedico-me a ela como poucas pessoas, sofro as suas vicissitudes, os seus desaires e revezes e fracassos com um clubismo autêntico e portanto ver "os pequeninos", especialmente os do segundo ano, a apaixonarem-se por esta faculdade como eu me apaixonei emociona-me. Quando eu vejo olhares cúmplices durante a actuação, sorrisos mais disfarçados por entre as palavras de uma canção, quando esta tudo a sair em uníssono e há músicas novas mas toda a gente quer ouvir as antigas, quando sentimos qualquer coisa cá dentro a vibrar com as vozes e o nosso pé quer entrar no ritmo, quando alguém conseguiu pôr o que sentimos nas palavras que não ousariamos ... Então eu não sei o que passa convosco, mas enche-se-me o peito com um ar que sabe de maneira diferente.
Claro que não sinto isto só que com as tunas, mas para mim uma Faculdade sem tunas - ou sem Grupo de Fados - é como um filme sem banda sonora.

Eu acredito que toda a arte tem essa vocação para o sublime, uma o extraordinário, para o transcendente, para a superação, pois que é inebriados pela música que sentimos mais que união, mais que comunhão, mais que orgulho. Talvez seja beleza, talvez verdade, quem sabe amor.

Nada me tranquiliza como a certeza de que quem vem atrás também curte milhões isto e a esperança de que eles conseguirão fazer melhor, ver mais além, subir mais alto.

"Pobre do discípulo que não supera o seu mestre".

Não temo. Porque "o futuro é dos pequeninos" e com amor e carinho ele não poderia estar em melhores mãos.

11 comentários:

Hugo Volz Oliveira disse...

Não tem a ver com este post, mas enquanto esperamos pelas conclusões da final, e desde já gostava de dar os parabéns aos participantes, ficam aqui alguns links com a tal experiência da Universidade de Stanford sobre o quão fácil é descambar quando alguém têm o controlo absoluto sobre outro, ou seja numa fraca gestão da prisão. E já agora aproveito para lembrar os escandâlos de Abu Ghraib e outros de países do 3º mundo donde pouco ou nada conhecemos..

http://www.prisonexp.org/
http://www.bbcprisonstudy.org/
http://en.wikipedia.org/wiki/Stanford_prison_experiment
http://www.stanford.edu/dept/news/pr/97/970108prisonexp.html

DC disse...

"No dia da Imposição de Insígnias juro-vos que me viram as lágrimas aos olhos ao ver ambas as actuações."
A mim também mas de pensar "esta tortura nunca mais acaba"...

"Claro que não sinto isto só que com as tunas, mas para mim uma Faculdade sem tunas - ou sem Grupo de Fados - é como um filme sem banda sonora."
Triste banda sonora tem o "teu filme da faculdade" com a legislatuna a cantar músicas de fazer chorar as pedrinhas da calçada, bem ao estilo dos filmes de Bollywood, a TAFDUP a cantar músicas em que só querem beber, usar maquilhagem e levar porrada, já para não falar do GFFDUP cujas músicas ou falam de amores (perdidos ou impossiveis),ou de despedidas(da faculdade ou do país).

Vê se ouves música mais alegre...que aquilo é quase tudo muito deprimente...

Ary disse...

DC,

Foda-se! Tiraste o dia para assombrar este blog? =P

Eu gosto muito dos nossos grupos académicos, vibro com as músicas e tenho vergonha nisso por muitos que racionalmente se calhar tudo isto seja difícil de explicar.

É verdade que a banda sonora não dá muito com o filme, mas este filme também não tem um grande guião (se apanho o argumentista ...) =)

DC disse...

Eu gosto de usar este anonimato que as iniciais do meu nome me dão para volta e meia ensombrar e chatear a malta dos blogs de faculdade...é raro mas não é inédito... ;)

Hugo disse...

só é pena ser bastante lógico quem tu és DC...ou melhor J...

Luís Paulo (Estudante de Direito) disse...

Compreendo perfeitamente o que dizes, Ary.

O meu testemunho pode ser lido aqui:

A Recepção da FDUP! Direito a Legislatuna...Só não chora quem não tem coração!Aproveito o ensejo para desejar a todos os maiores êxitos académicos...

Abraço!...

DC disse...

"Hugo disse...

Dora Cardoso?

13 de Setembro de 2008 11:44"

não é assim tão fácil...

Ferreira Ribeiro disse...

Diana Chaves, és tu?

Ary disse...

lool

Hugo disse...

Depois digo.t como descobri...não quero revelar-te!! lool

Anónimo disse...

Darta Cao...

Enviar um comentário