sábado, 11 de outubro de 2008

Torneio 18 e 19 de Abril de 2009

Ideias não têm faltado a esta Sociedade. Todos os dias alguém me diz: "Deviamos era fazer isto" ou "Por que é que não falamos daquilo?". Há vários projectos no prelo que eu tenho vindo a discutir convosco, mas um deles, pela sua dimensão, precisa de ser discutido aqui com a devida antecedência. Falo da realização de um torneio de debates promovido pela Sociedade em que devem participar equipas não só da FDUP, como de qualquer outro estabelecimento de ensino superior.


Da forma como o temos imaginado será algo deste género:
- 32 equipas (de duas pessoas);
- um máximo de 5 equipas por estabelecimento de ensino superior;
- usar-se-á no torneio o regulamento em vigor (mais ou menos alteração);
- o modelo de torneio deverá ser mais ou menos o seguinte:


(não exactamente "tipo liga dos campões" porque no futebol as equipas jogam duas a duas e aqui quatro a quatro o que implica algumas alterações)
- No primeiro dia (18/4) decorreriam simultaneamente em oito salas diferentes as eliminatórias. Começariamos por um acolhimento às 8h30 seguido de uma breve explicação do funcionamento do torneio e do sorteio das equipas pelos grupos. A primeira ronda entre 10h-12h, segunda entre as 14h-16h, terceira entre as 16h-18h e a quarta entre as 18h-20h.
- No segundo dia (19/4) decorreriam simultaneamente em quatro salas diferentes os quartos de final (10h-12h), depois em duas salas as meias finais (14h-16h) e a final (16h-18h) seguida da entrega dos prémios.

Alguns problemas:
- É um fim de semana. Há muita gente fora. Mas se queremos trazer gente de outros cursos eles não têm a flexibilidade para faltar às aulas que nós temos e portanto só pode ser num sábado e num domingo.
- Ser a um fim de semana traz pouco, ou nenhum, público. Talvez seja de pensar levar a final para uma quinta feira, não sei.
- Dois dias é muito tempo. Mas é a única forma de termos este número de debates e este número de participantes.
- Quatro debates por dia é muito. É verdade, mas isto tem o seu quê de maratona.
- Fica caro. É verdade, acho que deviamos oferecer almoço, lanche e jantar, além de canetas e folhas. Para isso temos de cobrar no mínimo 25 euros por pessoa. Onde almoçar e jantar? Onde almoçar no centro do Porto a um Domingo? Patrocínios? É muito caro?
- É preciso a autorização da Faculdade e vai ser difícil de conseguir. Vai, por isso é que eu queria mandar um requerimento já com tudo direitinho ainda este semestre, para no início do próximo começarmos a convidar pessoas.
- Prémio. O que será? A tradicional garrafa de vinho do Porto? Dinheiro? Vindo de onde? Patrocínios?
- Não temos oito palanques. Também não são indispensáveis para o debate. Soluções?
- Estadias. Caso haja alguém que tenha de ficar a dormir no Porto de certeza que se arranja uma casa qualquer que o receba...
- Festa. Não sei, se calhar.
- Arranjar 16 pessoas para a Mesa é impossível para nós neste momento, mas podemos dizer que cada estabelecimento tem de levar pelo menos um adjudicador e assim a coisa é mais fácil. Além disso só precisamos dos 16 durante um dia.
- Videos na apresentação dos temas?
- Como fazer a divulgação?
- Tantos outros problemas ....


Partilhem ideias, digam coisas.

7 comentários:

Anónimo disse...

eu gosto da ideia. é um projecto interessante mas com mts arestas por limar. e duvido muito que a fdup nos ceda o seu espaço por um fds inteiro entre outras coisas. mas é certament um projecto empreendedor a desenvolver.

Ary disse...

Eu sei, mas a verdade é que se não nos cederem é por má vontade...

D. disse...

eu acho que nos deveríamos juntar pessoalmente para resolver este assunto. não me parece que o blogue seja o melhor espaço, e por vários motivos.

MJ disse...

Daniela, não podia concordar mais contigo.

Anónimo disse...

Ary,

Apresenta-se o projecto à "in-lex", penso que poderão estar muito interesados...

Acho que o evento é viável mesmo sem patrocinios, sendo que o que poderá ficar mais caro é a segurança do edificio, uma vez que a fdup fecha as portas apos a hora de almoço de Sábado e o preço por hora praticado pela Prestibel é muito elevado.

Porque não pensar-se noutro sitio para se fazer o evento? Deixo uma hipótese:
- o E'Learning Café, situado no polo III junto a FMDUP;
(vantagens: àguas, segurança e espaço gratuitos; desvantagens: só se poderia fazer 2 ou 3 séries de cada vez).

Para além disso este é um espaço da Reitoria que esta pretende desesperadamente dinamizar, pelo que até se pode conseguir que a UP seja um dos parceiros.

Mas falamos melhor na Segunda-Feira, se quiseres.

Abr

Ary disse...

Claro que temos de falar pessoalmente, mas também podemos deixar aqui algumas ideias e críticas.

Ricardo, obrigado pelas ideias. Na segunda falamos, então.

D. disse...

só um reparo, ainda faltam publicar os dados do último debate xD

Enviar um comentário