quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Caso Prático de Obrigações - Responsabilidade Civil

Um popular artista canadiano viajava com a sua banda num voo da United Airlines, nos EUA, quando alguns passageiros reparam no facto de o pessoal de terra estar a atirar guitarras para as carregar no avião. David Carroll avisa de imediato a tripulação e ao chegar ao destino confirma o seu pior pressentimento: a sua guitarra de Taylor de $3500 tinha sofrido danos no valor de $1200. Após meses e meses de telefonemas e emails a companhia continuava a desculpar-se e a recusar-se a pagar pela reparação da guitarra.


Farto da atitude da empresa o músico decide pôr os seus talentos ao serviço da causa. Estes dois videoclips, que custaram certamente muitos milhares de dólares a produzir, foram a forma encontrada para fazer ver à United que ter um cliente chateado às vezes custa bem mais do que tê-lo satisfeito. Em dez dias o primeiro video teve 3 milhões de visualizações e já vai em mais de 5 milhões.

O The Times estima que o incidente possa ter custado aos accionistas cerca de 180 milhões de dólares - isto são mais 126 milhões de euros, é muito dinheiro! A United mostrou já o desejo de chegar a acordo com o artista e até se fala na possibilidade de vir a utilizar as músicas.

2 comentários:

DC disse...

Caso prático antigo. O Antunes Varela defende uma solução no seu manual, mas no código civil anotado defende outra. O Oliveira Ascenção diz que a solução passa pelo artigo 100º do código dos direitos de autor.

Ary disse...

=)

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