sexta-feira, 20 de março de 2009

Esta casa defende que a educação sexual nas escolas é desnecessária

Mesa:
Francisco (Presidente)
Maria João (Vice-presidente)
Daniela (secretária)


Governo:
Duarte Canotilho (20 pontos)
Bernardo Almeida (55 pontos)

Oposição:
Guilherme Silva (73 pontos)
Hugo Oliveira (46 pontos)

Num debate que contou com duas estreias, o tema prometia argumentos empenhados e com larga margem de discussão, juntando vários elementos para se assistir a um óptimo debate.
Claro que o grande desafio do debate foi contar com as duas estreias: o Hugo (FEP) e o Bernardo (Vice-presidente Actividades Académicas da ELSA Portugal).
Contudo, a bancada do governo tentou uma frustrada definição da moção claramente manipuladora do debate e fugindo ao tema pretendido, sendo portanto a moção desafiada pela bancada da oposição, o que foi aceite pela mesa de modo a tornar o debate possível. Contudo e infelizmente, o Primeiro- ministro (Canotilho), decidiu ao invés de argumentar, gastar os seus sete minutos reclamando da decisão da mesa e invocando uma suposta cabala. Daí o facto de ter recebido a pontuação mais baixa alguma vez atribuída na sociedade de debates.
Ora, estando o debate sem argumentos durante os primeiros sete minutos, claramente a tarefa do Hugo foi dificultada e talvez daí tenha vindo muito do nervosismo. Contudo, introduziu claramente seriedade no debate, trazendo argumentos interessantes como a questão das gravidezes indesejadas, dos métodos contraceptivos e a questão das DST’s, falando ainda das questões demográficas.
O Bernardo, iniciou o discurso de forma muito ponderada e séria, mas depressa descambou nos argumentos, fazendo algumas afirmações um pouco chocantes num estudante de Direito e virando o discurso para o lado canónico, ou não tivesse ele estudado na Universidade Católica do Porto.
Quanto ao grande vencedor deste debate, conseguiu trazer argumentos frescos ao debate e contar uma pequena história sobre os dramas da não existência de educação sexual nas escolas, o que sem dúvida deixou a audiência e a própria mesa sensibilizada. Sem contudo nunca deixar de lado o humor que tão bem o caracteriza.

7 comentários:

Francisco disse...

"...virando o discurso para o lado canónico, ou não tivesse ele estudado na Universidade Católica do Porto."
?!

Anónimo disse...

Ah... e nao foi uma tentativa frustrada de destruir o debate. Bem pelo contrario, foi uma interpretação do tema em debate.... Que eu saiba o primeiuro ministro tem o direito de definir o tema...
E ja vimos interpretaçoes dos temas... Exemplo esta casa acha que se deve abolir o natal... Falamos de abolir o feriado, e nao de abolir o natal em si.

Por isso é totalmente legitima a interpretação. Dado que nao tive sequer tempo para preparar outro discurso, e tava tao lixado com a situaçao, resolvi fazer o papel de indignado...

Eu fui para me divertir e tou-me "marinbando" pos 20 pontos... Por minha vontade tinha 0 que ficava melhor!

Anónimo disse...

Mas é giro como quando é o canotilho a mocao é manipuladora, mas nos outros casos similares, ja nao é....
Nos outros casos é interpretativa....

D. disse...

francisco, o bernardo estudou na católica, logo e como falou e se centrou tanto nos padres, surgiu a piada, nada a que ele não esteja habituado!

canotilho, acho que nem vale a pena responder, já que vais continuar a bater na mesma tecla...:p

D. disse...

francisco, o bernardo estudou na católica, logo e como falou e se centrou tanto nos padres, surgiu a piada, nada a que ele não esteja habituado!

canotilho, acho que nem vale a pena responder, já que vais continuar a bater na mesma tecla...:p

Francisco disse...

Canotilho,

Como Presidente da Mesa, teria o dever de te dar uma explicação.
Mas como foi tão evidente e perceptível pelos demais na sessão - e repare-se que a mesa não alterou a tua definição, apenas ouviu e aceitou a do Guilherme - o porquê do consenso com a equipa da oposição; e também porque, mais ou menos a brincar, a tua teoria da cabala não passa de um disparate, não me vou alongar.
Quanto a amuos e vitimizações, estou em crer que é tudo na brincadeira o que dizes. A não ser, mais disparate é.

Um abraço

Anónimo disse...

Ja disse que é show off... Na altura fiquei mesmo lixado... agora ja passou. O k se passou na sociedade tem a ver apenas com a sociedade e nao com a vida corrente.

Mas agora fora de gozo e para o futuro, sempre que algo do genero acontecer, o presidente da mesa, é favor esclarecer o porquê(fundamentado), da aceitaçao da moçao....

Daniela.... Grande argumento... Nao falo porque vais continuar a bater na mesma tecla... É exatamente esse tipo de atitudes que eu critico e acho que fica mal tanto no debate, como na vida... mas.. nao me alongo mais

Enviar um comentário