sexta-feira, 20 de março de 2009

Isto é uma cabala*

Num debate que não foi dos melhores, salientam-se contudo as citações que levaram a audiência a reagir de forma mais viva. Desta vez encontram-se algumas suspeitas e outras hilariantes.

*Canotilho:
"se eu falasse estava a defender a moção dele"

Guilherme:
"se se falar do sexo, ele deixa de ser uma coisa tão badalhoca"
"sexo e saúde andam de mão dada"
"perguntava se estaria grávida por inserir o dedo no ânus"

Hugo:
"os benefícios do sexo são óbvios para as crianças"
"é importante para evitar pessoas"
"a população da terra só é sustentável até aos 4 milhões"

Bernardo:
"claro que nas camadas mais pobres existe falta de informação, mas isso nunca matou ninguém"
"iam meter flyers com mulheres nuas nas casas de banho"
"um psiquiatra que desse educação sexual"

Tiago:
"Se o país estivesse a ser invadido, o senhor ia pedir 15 minutos de preparaçao?" resposta do Canotilho "talvez, talvez"

18 comentários:

Hugo Volz Oliveira disse...

Isto é uma cabala!

Eu disse 4 MIL milhoes! :P Os americanos é que têm a mania de chamar Biliões a Mil Milhões.

E já vamos perto dos 7 mil milhões..

Anónimo disse...

Agora fora de gozo... nao conseguia fazer um discurso improvisado sobre o tema naquela altura. Tava mesmo lixado com toda a situacão e a vontade de debates fugiu-me....

Ao menos o debate foi divertido... ainda que em termos de conteudo foi muito fraquinho.

Sugiro so uma coisa, que é: quando o lider da oposição for a pessoa a propor a moção, ou dêem tempo ao pimeiro misnistro... tipo 5 minutos pa pensar no tema, ou entao começa a oposição o debate....

Quanto à questao da cabala.... tinha de fazer o meu papel de indignado com a situação.

D. disse...

vá, vá, toda a mesa percebeu quatro milhões :p

Hugo disse...

é bem feito canotilho!

Querias armar.te em esperto e agora serves de exemplo para todos no futuro

Na Sociedade Debates o crime não compensa :D

Ary disse...

"Na Sociedade de Debates o crime não compensa"

Acho que já temos art. 3º ...

Hugo Volz Oliveira disse...

Mais algum material, só por curiosidade e como possível tema de discussão..

E atenção, refiro-me à capacidade óptima, não à máxima e isto segundo o que já sabemos da Terra pois podem sempre surgir novos recursos, tecnologias ou até 'casas'! E o que interessa não é se esta capacidade é de 2,3,4,5 ou 50 mil milhões(biliões) pois, pelo menos num aspecto quase todos os especialistas concordam, já se consome mais do que a terra pode renovar naturalmente e isso não pode continuar.

Espero com isto não me estar a transformar num Malthus moderno e não deixo de acreditar que ainda estaremos cá por muito tempo, a bem ou a mal de alguns. No entanto, algo que me preocupa bastante é o facto de um dia poder vir a ser necessário sacrificar violentamente certas e determinadas liberdades pela sobrevivência. Por exemplo, acho hedionda a política de restrição à natalidade chinesa.


Continuando..

http://dieoff.org/page99.htm

Estes senhores de Stanford e Berkley até defendem 2 mil milhoes para manter o actual estilo de vida ocidental. (Se se cansarem de ler está tudo resumido na conclusão)


http://www.ecofuture.org/pop/rpts/mccluney_maxpop.html

Este senhor apresenta vários cenários.
Se, mantendo o estilo de vida corrente mas agindo de modo menos egoísta, i.e. se reciclarmos, comermos comida local, não desperdiçar, etc.) então 4 mil milhões podem viver confortavelmente. Se estivermos dispostos a reduzir os nossos padrões então mais e mais pessoas podem viver sem desigualdades nocivas.


Como conclusão, é óbvio que o que defendo é que cada um possa fazer as suas escolhas de modo consciente e informado. Em princípio chegaremos a um equilíbrio, mais cedo ou mais tarde mas chegaremos.

Flávio M. Carneiro da Silva disse...

Caros amigos,

achei imensamente engraçada a situação em que o Canotilho se viu envolvido, e esclareça-se já, situação pela qual foi o único responsável.
Não obstante, proponho uma mudança no regulamento para ir de encontro à proposta do Canotilho... Em caso de reformulação da definição da moção, ceder 5 ou 10 minutos para o governo poder repensar a sua estratégia.

Canotilho: a Sociedade de Debates é o que fazemos dela. Se tivesses tido sucesso na tua demanda, pensa, que à partida a vantagem inicial que o GOVERNO tem ao definir os conceitos da moção se acentuaria e criaria uma desvantagem abismal para a oposição. Pretende-se com tudo isto valorar a capacidade de argumentação, a retórica, a postura(...), não se quer um debate ganho à priori.
Como disse Oscar Wilde, definir é limitar. E só se limitam os conceitos da moção para uns não falarem de nabos e outros de nabiças. Usa-se esse instrumento para melhorar a qualidade do debate e não para a piorar como tentaste fazer.

Como diria a minha professora de inglês do 10º Ano de Ciências e Tecnologias: Shame on you! :P

Ary disse...

Há tanto tempo para a oposição reagir contra uma definição inesperada, como para o governo caso a oposição consiga desafiar com sucesso a definição inicial: nenhum.

As pessoas devem ser capazes de se adaptarem a algumas alterações, até porque dificilmente uma definição alterará toda a argumentação de uma equipa.

Vejamos este caso. Não se aplicariam muitos dos argumentos contra a necessidade da educação sexual nas escolas primárias ao ensino da mesma disciplina nas escolas do ensino básico? Acho que sim, embora não com a mesma força.

D. disse...

hugo, eu concordo no facto de ser necessário ter cuidado com a sustentabilidade da terra, pois se os recursos não são ilimitados, existem cuidados que se devem tomar. ainda por cima quando temos populações que consomem muito mais do que a cota-parte que lhes compete... eu sugiro que nos próximo debate discutas sobre esta cabala destruindo todo o debate :p

Ary disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

Tou farto MAS FARTO que o pessoal me ande a dizer que me armei em esperto, e o por isso que a culpa é minha por isso....

Portanto vamos establecer aqui algo: EU joguei o jogo, utilizei as regras a meu favor como o jogo me permite, ou seja a definir,(e acho que no passado ja discutimos o suficiente sobre a treta das definiçoes) Se a mesa NESTE CASO (PORQUE FOI O UNICO EM TODA A HISTORIA DA SOCIEDADE DE DEBATES) nao aceitou a definiçao, muito bem. Agora, deixem de dizer ... ha e tal é bem feito. quiseste te armar em esperto... NAO, Apenas usei um direito que é meu, alias um dever, que é o de definir o tema do debate. CLaro que era restritivo. ERA.

Anónimo disse...

Mas olhemos para o debate do natal. O tema é esta casa acha que se deve abolir o natal. MAs o natal como FERIADO, e nao como situação. Se a moçao nao passasse imagino que o primeiro ministro tivesse dificuldade a discursar....

Por isso o que eu digo é ponham-se no meu lugar.
Primeiro Flavio nao ia piorar a qualidade do debate. Pior que o que foi é complicado.
Tenho de debater algo, que nao previ, totalmente no Improviso. E logo um tema, que eu acho pessoalmente complicado de defender, que é a nao existencia de educaçao sexual(isto porque os dados que há nos paises que a têm, demonstra que por exemplo a gravidez na adolescencia diminui... DRASTICAMENTE)

Neste caso ary... Acho que nao porque as consequencias de nao haver educação sexual na primaria sao diminutas, pois nao tem tanta relevancia do ponto de vista de aprender e interiorizar. enquanto que a partir do 5/6 ja tem bastante relevância. quase todos os meus argumentos giravam em torno da primaria por isso nao eram adaptaveis.

Anónimo disse...

Canotilho,

Se permites a opinião de alguém que te observou e escutou da assistência, é um facto que face aos acontecimentos tomaste uma posição e seguiste-a até ao fim. Tinhas que seguir por algum caminho, e seguiste aquele, pronto. Não podes é fugir das suas consequências.
Fizeste birra quando, estando meio perdido nos argumentos, podias ter dado uma lição de humildade.
Como diz a sábia voz do povo "para aprender é preciso cair" ;)

Boa sorte para os próximos debates!

Ary disse...

Quanto à questão que mais directamente contende com a minha pessoa: parece-me então que o teu argumentário não estava muito bem feito, desculpa a frontalidade.

Podiam ser evocadas várias razões, independentemente da tua posição pessoal, para considerar a educação sexual como algo desnecessário tanto na primário como no básico.
Clássicos:

- Estamos a falar de uma educação para a saúde ou para o sexo?
- Vai aumentar a promiscuidade entre os jovens
- Os professores não têm formação para dar as aulas
- Os alunos já têm hoje uma enorme carga horária
- Eles não sabem contar, mas ensinar-lhes o quê?
- Isso deve ser deixado com a família
- Vão começar a vida sexual muito cedo
- Os professores vão impor as suas concepções às crianças
- Vai-se criar mal estar entre os alunos e os professores
- Já existe hoje muita informação disponível
- Devia tudo isto ser antecedido por um debate público demorado sobre os programas
- Vai-se promover o aborto
- Vai-se promover o sexo antes do casamento
- Vai-se promover a contracepção
- Já se fala sobre sexo o suficiente noutras disciplinas
- Há poucos países em que haja uma disciplina autónoma de educação sexual e aqueles em que a há não tem havido grandes resultados
- A sexualidade não é algo para ser explorado em público mas na intimidade
- A programação da disciplina vai veicular a existência de práticas sexuais correctas e incorrectas independentemente da moral que as famílias queiram ensinar aos seus filhos
- A exploração da sexualidade não obedece a ritmos iguais em todos os indivíduos, as crianças não estão prontas para ouvir falar de certas coisas antes de elas próprias se aperceberem de determinados fenómenos
- Um disciplina autonomia devia estar reservada a um novo ramo do conhecimento e não a uma vertente da vida humana. Afinal não temos educação nutricional como disciplina autónoma e os perigos que uma alimentação errada são bem maiores.
- A existência de uma disciplina autónoma vai criar nas crianças a ideia de que estamos perante "um bicho de sete cabeças", levando-as a ter um comportamento pouco natural relativamente ao sexo
- Tudo isto vem no seguimento de uma cultura hedonista que deveriamos estar a combater e nao a dar armas para que prospere
- Sobrevivemos ate agora sem ela, porque agora ...
- Estamos perante uma manobra de diversao de uma esquerda sem causas
- Estamos perante uma provocaçao a igreja
- É o Estado a tentar roubar espaço a familia, a deixar as crianças mais tempo na escola para serem educadas no politicamente correcto
- O dinheiro que isto vai custar ...
- Deviam ser profissionais de saúde
- Deviam ser padres
- Deviam ser psicólogos
- Deviam ser psicólogos infantis
- O dinheiro devia era ir para alimentar os pobrezinhos/ajudar as gravidas/ajudar os velhinhos/pagar viagens ao pessoal que vê o Acontece ...
- As escolas não têm equipamento
- É só uma maneira de humilhar os professores



Tanta coisa que podia ser dita ...

Ary disse...

Claro que nem tudo podia ser dito num mesmo discurso sobre o tema, mas a isso chama-se estratégia. Era preciso vestires uma personagem e escolheres os argumentos de acordo com ela.

Ary disse...

Era interessante por exemplo atacar a questão como se fosses um pai muito consciencioso da educação dos seus filhos e que pensava que o Estado ia estragar a boa educação que tu lhes tinhas dado.

Hugo disse...

Notou-se claramente que te quiseste armar em esperto...

...o facto de ficares sem argumentos foi uma cabala contra ti...e os dois elementos da outra equipa?

Tb n ficariam eles sem a base toda da sua intervençao?

Pk se a mesa tivesse aceite a tua moção, poderia ter acontecido ao hugo o que te aconteceu a ti...mas ele sem culpa nenhuma

Não sejamos infantis...

Foi uma tentativa de manipulação, como sempre quem define poderá tentar, assim se joga, mas de tão descarado que foi nunca poderia passar, sob pena de abrir um precedente que inviabilizaria muitos debates futuros...

e quanto mais discutes e te defendes mais ridículo isto se torna...

Anónimo disse...

Concordo hugo... Alias pessoalmente acho que isto ja foi muito mas muito mais longe do que eu queria....
O debate ja foi e acabou.
Agora se no futuro houver situaçoes semelhantes e nao forem tratadas da mesma forma, entao vai haver MOLHO
:P

Concordo com os argumentos ary, poderia realmente ter feito algo do genero. Mas pronto.... Ta feito. FIca para a proxima

Enviar um comentário