domingo, 19 de abril de 2009

Guerra dos Sexos

Mark Twain disse que "todas as generalizações são perigosas, incluindo esta". A caracterização de grupos inteiros tende a multiplicar pelo número de sujeitos as hipóteses de um diagnóstico errado. E se já é difícil dizer que um indivíduo é assim - até porque muitas vezes é isso e o seu contrário e temos acesso simplesmente a um dos seus lados, a um dos contextos em que ele se insere - mais complicado, muito mais complicado será dizermos que a Sociedade de Debates é feita por pessoas snobs, que os benfiquistas são bons pais de família, que os ciganos são ladrões, os indianos são uns porcos, os russos sãos uns bêbados, os asiáticos são trabalhadores ou os homens são corajosos e viris.


Todos nos damos mal com alguns rótulos, normalmente os que nos afectam: as loiras não gostam de passar por burras, os judeus por mesquinhos embora eu ache que os pretos contribuam para a propagação de alguns mitos que a eles dizem respeito.

Acho piada aqueles que gostam de dividir o mundo a meio: "Há dois tipos de pessoas no mundo: as que amam e constróiem e as que odiam e destróiem" (Jose Mari). "(...) as que adoram falar e as que destestam ouvir" (James Thorpe). "(...) as que entram numa sala e dizem aí estás tu e as que dizem aqui estou eu" (Abigail van Buren). "(...) as que se põem antes dos outros e as que põem os outros antes de si". "(...) os que perderam ficheiros graças as um erro informático e as que perderão" (Mark Epstein). "(...) os que querem ser e os que querem fazer" (Bill Purden). "Há dois tipos de pessoas interessantes no mundo: as que sabem tudo e as que não sabem nada" (Oscar Wilde). "(...) as que dividem o mundo em dois e as que não" (Edward A. Murphy).

Mas há uma forma de dividir o mundo em dois: dividi-lo entre Homens e Mulheres.
Questões de transexuais, hermafroditas, etc. à parte, acham que é possível caracterizar estes dois grupos?

Homens: másculos, corajosos, viris, arrogantes, brutos!
Mulheres: sensíveis, carinhosas, envergonhadas, frágeis!

Não acredito nestes rótulos porque acho que temos boas razões para crer que o mundo mudou. Mas poderemos encontrar novos e melhores rótulos?

6 comentários:

Telmo disse...

"embora eu ache que os pretos contribuam para a propagação de alguns mitos que a eles dizem respeito" que mitos Ary!? lol Eu nunca acreditei em rótulos. Há loiras inteligentes, ciganos que não roubam,russos que não são uns bêbados, asiáticos preguiçosos etc - Só não questiono o rotulo dos indianos serem uns porcos (è tão verdade =)loool)-
As pessoas deviam era deixar de olhar para os rótulos propriamente ditos e pensar que as pessoas são muito mais do que o reflexo de simples clichés ou conceitos padronizados que a sociedade instiga de formas tão diversas no nosso quotidiano...a começar nas anedotas e a acabar nos estudos absurdos por vezes publicados em milhares de publicações!

D. disse...

eu acho que os brancos também propagam muitos mitos que a eles se colam, como por exemplo "os brancos não sabem dançar", "os brancos não sabem fazer piadas com eles mesmos", "os brancos ganham cancro da pele (este mito não deve existir, mas queria dar pelo menos três exemplos), e aqui chegamos ao mito de que os estudante de direito aprendem desde cedo a aldrabar os factos. :p

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

a unica divisão dualista do mundo verdadeira é a de clint eastwood:

"there are two kinds of people. those who carry loaded guns, and those who dig.
you dig."

canoas o mercenário disse...

´Manel... Tens toda a razão....

Quando aos rotulos dos homens e das mulheres, isso é tão seculo 19.

Quanto aos outros, Acho que rotular as raças é muito estupido, os pretos´, ciganos, asiaticos etc, todos eles têm bons e maus... o mau é generalizar.

Mas eu pessoalmente tenho um certo problema com os judeus, mais pelo que eles têm feito na palestina do que propriamente com a raça...
Mas isso sou eu

Ary disse...

Uma vez mais eu a não concordar com ninguém. Talvez o Hugo, que para quem não sabe é a minha alma gémea, concorde comigo, mas ele anda pelas Férias destrutivas ...

Hugo Volz Oliveira disse...

Dado que todos precisamos de rótulos, pois senão não conseguíamos escolher no Gigamercado, e sendo este um tema engraçado, venho aqui revelar algo que me fez derrubar a pirâmide de latas de conserva do corredor 3. Uma senhora executiva da Danone Portugal uma vez disse-me, e criticou-me, por achar que as mulheres eram mais 'mansas' na bela busca pelo poder e, portanto, mais adequadas para manterem a neutralidade na resolução de conflitos. Doh, lá se foi a minha inocência e crença pelas Senhoras Mamalhuda da Revolução Francesa, senhoras Justiça, etc. que eu pensava estarem lá por serem incorruptíveis! Se eu tivesse dado ouvidos aos sermões sobre quem originou o pecado..

Bem, deixando de lado o rótulo de que as pessoas da FEP não têm muita piada, acho que é claramente possível caracterizar esses dois grupos, embora não saiba bem como.

Talvez, e pela minha curta experiência de vida, aceite em afirmar que os homens não olham tanto para o futuro como as mulheres. E espero com isto não estar a 'pigmaliar' os futuros leitores :P

Enviar um comentário