sexta-feira, 24 de abril de 2009

III Debate do Campeonato SDD

23 Abril 2009

ESTA CASA ACREDITA QUE O XADREZ NÃO É UM DESPORTO

Mesa:
Ricardo Lima (Presidente)
Maria João Fonseca (Vice-Presidente)
Rui Vieira (Secretário)

Governo:
Pedro Ary - 81 pontos
Hugo Gonçalves - 77 pontos
Total: 158 pontos

Oposição:
André Levi (Bastinhas) - 79 pontos
Rui Borges (Rámon) - 75 pontos
Total: 154 pontos


Por delegação do Presidente da Mesa, aproveito a "onda" e procedo à publicação dos resultados do debate de ontem. Com um tema escolhido à última, e que eu pessoalmente pensei que não iria dar grande resultado, acabámos por ter um debate muito interessante. As equipas estiveram fortes, aguerridas e inspiradas. O debate começou com uma excelente definição, e uma prestação quase irrepreensível do PM, seguida de de um Hugo muito inspirado e com bom humor, sendo que a equipa do Governo conquistou pela argumentação, tocando nas diferenças entre jogos e desportos, em comparações com o póker, jogos de computador, o estudo, etc. etc. Contudo, a oposição não ficou muito aquém, com boas tiradas de Ramón ("estamos aqui a advogar a primazia do bícep sobre o intelecto!") e Bastinhas um discurso no mínimo original, e na opinião de alguns elementos da Mesa, genial! Parabéns aos quatro!

12 comentários:

Anónimo disse...

Continuo a achar que esse hugo não tem piada nenhuma! Usar o canotilho para ter piada não tem jeito nenhum!
Pessoas como estas não deviam participar mais na sociedade debates!

tenho dito

Ary disse...

Não foi o Bastinhas a "usar" o Canotilho?

Canoas o mercenário disse...

O hugo referiu-me, mas tipo na boa... se todos os males fossem esses :p
O andré nao me referiu.


Gostei muito do debate. E vê-se bem a qualidade do debate, comparada com os debates ocasionais. As pessoas empenham-se, e por isso temos derrotas, por muito pouco.

Anónimo disse...

Bastinhas tem um grande carisma... Foi de longe genial... Não tirando obviamente mérito aos vencedores que de facto discursam mt bem.. Mas a verdade é que Bastinhas chegou e surpreendeu, um aluno do
1ºano bastante promissor que é capaz de vos fazer frente... e em debates futuros ganhar os pontos merecidos... :)

Parabens aos quatro, foi um bom debate

Ary disse...

O André falou da cena da cabala, pensei que se estivessem a referir a isso.

É verdade, neste modelo o empenho é muito diferente ...

Ary disse...

Porquê anónimos?

Otlina disse...

Não gosto do meu nome... Otlina :)

lolol

Ary disse...

=) Otília ...
O Canotilho é uma usado como uma forma fácil de obter gargalhadas em todos os cantos daquela faculdade.

Porquê? Porque ele gosta do estrelato, gosta de ser conhecido e de se dar a conhecer, faz-se muito mais chegado a toda a gente do que aquilo que realmente é, tenta projectar uma imagem de si tão espetacular, tão cool, que ela começa a rebentar pelas costuras passados 5 minutos. O Canotilho é uma criança que tenta passar por adulto: anda de forma desengonçada, corre pelos corredores, amua com facilidade, gosta de guerras e armas, tanques, aviões, é inconveniente nos seus comentários para com colegas e professores, por vezes bruto com certas pessoas que acha inferiores intelectualmente e faz ameaças que não tem intenção de concretizar.

Em suma, acho que o seu grande problema é ter uma imagem de si como alguém completamente diferente da imagem que os outros têm dele.

Talvez seja cruel rirmos-nos de alguém assim, mas ninguém pode negar que há motivos para rir. Ricardo Araújo Pereira diz que o humor é feito de contrastes, de paradoxos, de absurdos e aqui estamos perante uma personagem que tem tudo isso: gosta de falar de política mas é infantilmente maniqueísta, anda numa Faculdade de Direito e salta pelas escadas, não é particularmente popular mas cumprimenta toda a gente, não é forte mas faz-se de duro, não tira notas altíssimas mas é capaz de ser arrogante com quem o ultrapassa.


Alguém assim tem essencialmente as seguintes alternativas: ou muda, ou é gozado. Sendo gozado, ou se revolta com o facto, ou se conforma com ele. O Canotilho até hoje não mudou muito, embora a Madalena lhe esteja a fazer bem, e portanto vai continuar a ser gozado. Mas tem vindo a conformar-se que esse facto, algo que contribui para que a personagem tenha menos piada e consequentemente para que ele seja menos gozado.

Digo isto procurando transmitir aquilo que é a minha sensibilidade quanto ao problema. Julgo que esta leitura a fazem muitas pessoas daquela Faculdade, mas estou certo de que esta não é a única interpretação possível. Cada pessoa é um mundo por explorar em todas as nuances do seu percurso de vida e da sua personalidade e toda a caracterização é tosca. Para além do mais procurei apenas responder aquele "porquê" inicial e não oferecer nenhum manual de instruções do Canotilho.

Por último resta-me dizer que simpatizo com ele e que o acho dotado de uma resistência a ambientes hostis incrível. Ao contrário de muita gente ele vai-se preocupando com a Faculdade, não a vive como um emprego das 9 às 5, não tem medo do ridículo, participa, põe os outros à vontade, etc. É um sujeito simpático que que recordarei com um sorriso por muitos e muitos anos. E não é o facto de eu me rir dele que diminui o respeito que por ele tenho.

Otlina disse...

Uau é mesmo bom começar a conhecer as pessoas na faculdade....... MESMO..

Otlina disse...

mas eu não sou a mesma anónima que apareceu aqui em primeiro plano..... mas gstei igualmente do esclarecimento :)

Canaos- o mercenário disse...

Eu corro pelos corredores porque efectivamente tenho pressa, e não porque me dê um prazer propriamente dito....
Quado desço escadas 2 a 2 é porque também tenho pressa....
E qual é o problema?

Ary disse...

Não acho que haja problema nenhum em seres infantil, até acho piada - dá um certo colorido à Faculdade =)

Enviar um comentário