segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ao nivel da Europa... tambem em segurança???

Ultimamente em todos os telejornais vemos 50% das noticias sobre assaltos, roubos, homicidios.. etc... Sao Carrinhas arrombadas com explosivos... sao bancos assaltados.... sao bombas de gasolina assaltadas in row.,.. E dizem. "nao ha insegurança" é so a tv que da mais enfase a estes casos.
Ora Todos os dias vemos o povo a dizer... " ha mt insegurança, ja nem se pode ir a rua sem ser assaltado..." e a culpa é da policia"
Por outro lado dizem outros analistas... Portugal é um pais relativamente seguro mas a insegurança sentida é igual à dos outros paises. E n se pode equiparar estatisticas de apenas à um ano atras.. pk nao establece um padrao.

Que comentar.. Bom ha um ponto muito interessante que os telejornais nao referem que é o facto de que os crimes com pena até 5 anos sao punidos com pena suspensa ou apenas com as apresentaçoes na PSP.
Ou seja nao é so a Policia que nao actua... pois muitas vezes a policia actua e quando os entrega à justiça... eles sao postos em liberdade. Isto acontece particularmente nos roubos.. mm em flagrante delito. Tenho conhecimento de casos em que os agentes prendem em flagrante.. levam ao procurador.. e este os poe em liberdade no dia, e que passado umas horas soa apanhados outra vez a roubar com armas, e sao outra vez postos em liberdade (é ridiculo... querem k a policia actue... para quê... para haver destes casos)

É verdade que nao se pode dizer que existe um aumento da insegurança, quanto muito um aumento da criminalidade violenta repentino... pois ja se aperceberam que saem impunes, claro que tb nao se deve exagerar como o ze povinho, mas que aumentou o trafico de armas, e que a policia está de maos atadas está.

Entao.... quem culpar! A policia? A crise económica? O codigo? Os politicos? As estatisticas?

A policia... em parte, ainda que tenaha pouca culpa, pois se actua para os meter la dentro, e os poe logo dali para fora...
A crise.. é bastante provavel que a falta de dinheiro aumente a possibilidade de haver crimnalidade, mas o que vemos agora nao é o roubo para ter algum para comer(ainda que o elevado desemprego possa levar a isto) Mas parece que a maior parte dos assaltos sao mesmo de gangs ou sindicatos do crime, que vêm em portugal uma nova oportunidade.
O codigo... Penal e de processo penal que sao provenientes da nova reforma... sao um treta porque sao codigos economicistas... e dps os politicos como é obvio, que provocam toda esta situaçao sao os principais culpados!
Pk... ja nem falo da crise, mas por exemplo sabem que cada vez mais existem situaçoes destas, mas nao investem na segurança.. agora é so computadores... e (educação) digamos Estatisticas de educaçao pk para a administraçao interna e justiça é cada vez menos.!
Com este tipo de situaçoes a existir na justiça e policia em portugal kk dia assaltam o palacio de s. bento!

Uma alteraçao é necesaria para permitir a prisao preventiva em crimes com pena inferior a 5 anos!!!!!

Mas ao menos agora estamos ao nivel da europa em algo... mas como de costume pelas piores razoes.. Temos criminalidade de qualidade ao nivel da EUROPA

5 comentários:

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

Duarte, tens mesmo de começar a rever essa forma de escrita, pá.

TR disse...

subscrevo.

Anónimo disse...

Desculpa tiago... subscreves a opiniao do manel ou a minha?

Manel o k achas k devo mudar na escrita?

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

não estou a criticar o que escreves nem a forma como escreves duarte, é mesmo a forma...

os "k"'s em vez dos "ques"
dizer "mm" em vez de mesmo.
só te peço um certo decoro ortográfico.

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

eu queria dizer
"nem a maneira como escreves"

escapando a redundância

Enviar um comentário