segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Foguetes e bailarinas

Ilustres e outros que nem tanto afirmam que a cerimónia de abertura de Pequim'08 mostrou a unidade do mundo, sendo uma vera ode à humanidade, um novo exercício que augura tempos de fortuna e de esperança. Uma Maravilhosa cerimónia.
Artifícios do espectáculo: nem que por momentos, o homem prefere conscienciosamente fazer por esquecer que existe censura, julgamentos (?) sumários, condições desumanas de trabalho,... Não, não vende a alma por muito: apenas pede um espectáculo de quatro horas, de um palco aberto para o mundo, com uns quantos foguetes e bailarinas. E ginastas, cantorias e coreografias. Uma Magna encenação
É a alma humana e o vil metal. Que, claro está, ainda hoje consegue limpar a honra e a imagem de um país face ao mundo, comprar o aplauso e, pior, comprar consciências de terceiros. No bom comunismo chinês (ou que assim diz ser): baixo preço, muito lucro.

Pior não é que o vulgo espectador se deslumbre; o mais aberrante é que um cronista de jornal de referência o afirme (como João Lopes no DN), já para não referir os doutos jornalistas desportivos.

É curioso que tanto tempo depois tais opinion-makers ou, mais subtilmente, várias peças jornalísticas que se dizem objectivas - com enorme poder de conformação da opinião pública -, continuam a desconhecer o que é propaganda. Propaganda. Isso para que serviram os Jogos Olímpicos de Berlim - 1936 - e de Moscovo - 1980. Nesse tempo o deslumbramento não foi tanto: faltou o maior investimento em foguetinhos.

Bem, enquanto houver festa a gente entretém-se, dança e aproveita. E esqueçe os problemas da vida. Como a China o sabe; como os convivas o fazem por ignorar.

2 comentários:

canoas_o_Mercenário disse...

Tiago.. Concordo k as pessoas se deslumbrem com a cerimonia(e até Pessoalmente achei-a a melhor dos ultimos anos e gostei mt dela) =D
E devem deslumbrar-se escapar da vida monotona k têm... e apreciar o grande espetaculo k sao os jogos.

Claro k o problema é k as pessoas nao se abstraem momentaneamente. E ja existem aqueles k acham k a china afinal tem tudo bem.... até deixaram uma delegaçao de hong kong e de taipé !!!!

Espero k estas opinioes sejam apenas da "tregua" dos jogos onde nós vamos fazer vista grossa a todos os defeitos da china!

Depois disso entao é momento para ver ...será k com os jogos a china realmente se abriu a dtos humanos... a uma legislaçao contractual nao escravizadora....
(eu pessoalmente penso k n sera assim... mas)

Logo se verá--- Sabes se calhar aki impoe-se o ditado... Com papas e bolos se enganam os tolos
=D

TR disse...

"Espero k estas opinioes sejam apenas da "tregua" dos jogos onde nós vamos fazer vista grossa a todos os defeitos da china!"

Acho que os olimpicos sao um acontecimento desportivo. Ou seja, a china é o que é, e nao é uma cerimonia que o deve ofuscar.

e o proverbio do fim ta mesmo muito bom :)

Enviar um comentário