domingo, 14 de setembro de 2008

Os nossos novos amigos

Não é fantástico olhar para simples nomes naquela lista, que não nos dizem nada, mas termos a certeza que dentro de alguns dias aqueles nomes vão ter uma cara, e dentro de alguns meses eles terão qualidades e defeitos próprios e só a menção do seu nome despertará em nós sensações fortes?


Ter a certeza de que estes "estranhos são só amigos que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer" (como assegura o provérbio irlandês) faz-me crescer um sorriso nos lábios e no coração uma esperança indescritivelmente lúcida na própria vida.

Um dia um professor americano disse que "nas universidades os alunos que chegam trazem sempre qualquer coisa nova e os que partem não levam quase nada, daí que as universidades tendam a acumular conhecimento". 
Isto nem sempre acontece. Nem sempre os novos alunos trazem algo de novo e nem sempre os que saíem conseguem transmitir o que aprenderam de forma a que o conhecimento fique acumulado. Mas quando isto acontece, quando há pessoas com a capacidade para trazer qualquer coisa de novo para a mesa e com a caritas de não levar nada nos bolsos, não são só conhecimentos que ficam acumulados, são experiências, são aventuras, são projectos e sonhos realizados e por realizar que vão criando a cada ano um lugar cada vez melhor na árdua tarefa de adestrar mentes e espíritos com as ferramentas necessárias para fazer do mundo um lugar melhor; e de transformar a vida de todos os que nos rodeiam, e de cada um de nós, na experiência única e irrepetível que nunca deveria deixar de ser.

Que a roda continue a girar, que o mundo avance, venham a nós irmãos.

19 comentários:

MJ disse...

Ary, reparaste no delicioso pormenor do nome do primeiro colocado??? E da estonteante média lol.... Isto promete... ;)

Anónimo disse...

... Ainda nao fui a FDUP :(
Para mim vai ser realmente um surpresa

Ary disse...

Mesmo com exames mais fáceis este ano, de facto, isto promete ...

Vasco PS disse...

Olá Ary,

Não pude deixar de vir visitar este blog. Primeiro e, especialmente, pelo interesse que mostrou em acolher novos membros neste projecto. Segundo, pela forma como recebeu os novos alunos da FDUP.

Pelo que vi até ao momento, parece ser um local bastante interessante. Enquanto novo membro desta faculdade espero ter a oportunidade de participar activamente neste espaço

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Silva

Flávio M. Carneiro da Silva disse...

Primeiramente, deixa-me dizer-te que gostei do teu post.

Relativamente ao conteúdo, e porque, no fundo, este é o blog dos senhores argumentadores, permite-me que discorde de um ponto.

Dizes que, por vezes, os novos estudantes não trazem nada de novo. Eu não posso deixar de achar que estás enganado, e repara, nem sempre os alunos trazem algo de bom, mas de novo, trazem com certeza.

Estás a cair no erro de generalizar, e agora cito o provérbio irlandês "estranhos são só amigos que ainda não tivemos a oportunidade de conhecer". Com toda a certeza muitos dos 140 colocados que todos os anos invadem a FDUP, não passam de estranhos para ti, porque nunca os chegas a conhecer a fundo.

Podem nem trazer nada de novo para ti, ter outro circulo de amigos.

Bem, eu vou adorar isto :p

E em relação aos exames, experimenta fazer o de Português 1º fase sem estudares Os Lusíadas, e diz-me alguma coisa :/

Cumprimentos,

Flávio Caloiro Silva

Ary disse...

Flávio,

vocês entraram apenas com uma prova de ingresso, certo? Só isso é uma vantagem e tanto, até porque permitia jogar com o teu tempo de estudo de forma a ter um exame excelente e os outros bons. Um exame excelente valia metade da vossa nota, ou quase.

Quanto ao exame de portguês: experimenta assinalarem-te como erro a palavras que o corrector não devia conhecer e só teres as fotocópias do exame depois de passado o prazo de recurso. "C'est la vie..."

Quanto ao meu "erro": algo de novo aqui está no sentido de algo construitivo, algo "mais". Eu gosto muito da expressão "trazer alguma coisa para a mesa". Nesse sentido só interessa o que se traz de bom.

Se a mesa já tem leite creme e tu trazes leite creme, só teus duas hipóteses para trazer alguma coisa de novo, neste sentido: ou é preciso mais leite creme, ou então o teu é melhor.

PS: Não precisas de te chamar caloiro ... isso chama-se "auto-praxe".

Ary disse...

Vasco,
Demais interessados,

amanhã vai haver um debate na FDUP às 14h. Aparece e debate.

Vasco PS disse...

1. Obrigado pelo convite para o debate, mas não sei se amanhã posso ir à faculdade. Qual vai ser o tema?

2. Espero poder falar contigo lá na FDUP sobre a JS. Há um ano e tal que tentei abrir algo aqui em Rio Tinto, mas sem sucesso...até mandei um mail para a JS mas nunca me responderam.

Continuação de um óptimo trabalho.

Flávio M. Carneiro da Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Flávio M. Carneiro da Silva disse...

Eu estou lá :)
E se não é indiscrição, parece-me que vocês partilham das minhas convicções políticas, portanto Vasco e Ary havemos de tomar um cafezito e discutir algumas ideias.

Ainda relativamente ao debate, agradeço que me digas onde é concretamente, para não me perder :)

Nota: Melhor mentalizar-me que vou ser torturado e provar um bocado do veneno antes, porque, em circunstâncias normais, não tenho feitio para me rebaixar, se é que me entendes :P

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

o Ary e a sua mania por exemplos envolvendo comida.
há dias era o Leite... agora o Leite Creme. tu deves ser um comilão proverbial.
diz-me Ary... nunca tiveste um problema de disfunção alimentar

Vasco e Flávio:
bem-vindos, espero que se divirtam e aprendam.

Anónimo disse...

Meus pupilos,

Que tal mudarem o nome do blog para juventudesocialistadafdup.blogspot.com?
acho que assim seria bastante mais porreiro,pá...

Anónimo disse...

Meus pupilos,

Que tal mudarem o nome do blog para juventudesocialistadafdup.blogspot.com?
acho que assim seria bastante mais porreiro,pá...

MJ disse...

Vasco e Flávio,

vou antecipar-me e responder pelo Ary. Quanto ao tema, se leres o regulamento um pouco mais atentamente, vais ver que a especificidade disto é justamente não se saber qual é o tema. Resumidamente, ele é divulgado pela Mesa 15m antes do debate, para que todos se "preparem" em condições de igualdade.

Por isso, se quiserem, apareçam amanhã as 14h na faculdade. Ainda não temos sala, julgo eu, por isso se vierem simplesmente ter ao átrio nós estaremos por lá.

Beijinhos

Vasco PS disse...

Obrigado mj. Eu ainda não sei se posso ir, mas de qualquer das formas não creio que esteja habilitado para participar. Gostaria pelo menos assistir, se for possível.

Flávio M. Carneiro da Silva disse...

Obrigado mj :D

Bem, posso tentar armar-me um bocado em futuro advogado e "brincar" com o regulamento. Tendo em conta que eu quero participar activamente e que o artigo 9º nº 3 diz expressamente que a moção "deve ser compreensível para todos os deputados, não pode ser ambígua, nem versar sobre problemas em que quem tenha determinado tipo de conhecimentos especializados desfrute de uma vantagem significativa", esta não poderá ser sobre qualquer matéria leccionável no curso de direito. Tendo em conta que as aulas ainda nao começaram para os primeiro-anistas, estaria em clara desvantagem face aos outros deputados :p

E assim sendo, acho que me sinto à vontade para debater. E creio Vasco, que a estares presente, deves fazer o mesmo... PARTICIPAR :D

Ary disse...

Flávio,
Vasco,

eu sabia que não me tinha enganado quando dei as boas vindas a irmãos =)

Rio Tinto tem JS, mas eu filio-te aqui no Porto. É melhor para os dois.


MJ,

obrigado.

Manuel,

tens uma certa razão.

Flávio M. Carneiro da Silva disse...

Amigos(as),

agradeço imenso a oportunidade que me deram. Nao podia ter sido recebido e melhor maneira na faculdade. Comecei por fazer uma das coisas que mais gosto: debater!
E nestas poucas horas já aprendi imenso convosco.

Obrigado :)

Unknown disse...

Olá a todos,

Queria simplesmente dizer a todos os que ontem se reuniram na sala 127 da fdup que passei uma agradável tarde na vossa companhia. Adorei o debate e apesar de ainda me sentir um pouco intimidada, para a próxima gostaria muito de experimentar debater perante adversários tão simpáticos e divertidos.
Tendo sido a primeira vez que assisti a um debate da sociedade de debates posso dizer ao Ary, com toda a segurança e convicção, que se trata de um projecto bastante interessante. Parabéns!

Cumprimentos,

Rute Cruz

Enviar um comentário