domingo, 7 de setembro de 2008

Rentrée!

A Sociedade de Debates também vai ter a sua rentrée!

Não vai incluir um jantar de carne assada, não vai ter bandeiras, não vai ter analistas políticos a criticar os discursos, mas vai ter algumas surpresas.

1. Vamos mandar uma carta ao Presidente do Conselho Directivo requerendo algumas coisas (sala, projector, espaços para divulgação, etc.) Pensem em coisas para pedir, mas lembrem-se que a Faculdade não é o Pai Natal ...

2. Estamos a estudar a possibilidade de um blog para estas coisas técnicas.

3. Já temos data para os nossos debates semanais: quinta-feira das 18 horas às 20.  (Antes de resmungarem, olhem para os horários e vejam se há grandes alternativas, vão descobrir que não há, daí a minha posição despótica ...)

4. Se tudo correr bem, o primeiro debate vai realizar-se na primeira quarta-feira, dia 17 de Setembro, pelas 14h. Voluntários para a Mesa que vai estrear o regulamento? Ok, agora tirando a Maria João... Manuel, traz a campainha =D Alguém tem um cronómetro a sério? Uma câmera de filmar que permita transferir facilmente as coisas para o pc?

5. Não sei muito bem em que estado isso está, ainda não chegou o relatório do meu enviado especial, mas vamos tentar uma parceria com o Cineclube. Alguma sugestão para um filme? Eu sei que não está na linha do Cineclube, mas "Thanks for smoking" e "The great debaters" são as minhas sugestões.

6. Uma das ideias de que se falou o ano passado para este ano era relativa à criação de uma revista de ideias e debates, onde se aproveitasse a enorme massa crítica desta Faculdade para a publicação de artigos de investigação e de opinião em estilo de crónica ou ensaio. No entanto somos todos gente muito ocupada e nenhuma das pessoas que desenvolveu esta ideia do Hugo quer tomar o freio disto nos dentes. Há alguém que se sinta capaz de o fazer?

7. Dia 2 de Outubro, das 18 às 20 horas, em princípio, vamos ter um debate com quatro professores e quatro ex-alunos. Depois de conferenciar com o Tiago, vamos aqui propôr alguns nomes, que, se não merecerem oposição nas próximas 24 horas começaram a ser convidados. Eu sei que isto não é coisa que se faça por aqui, mas realmente não vejo alternativa mais democrática para fazer os convites em tão pouco tempo. Se quiserem anonimato contactem-me através do meu mail ou escrevendo um comentário com um nome fictício. 

Professores: Almeida Costa, Cristina Queirós, Luísa Neto e André Leite

Ex-Alunos: Frederico Bessa, Frederico Styliano, Inês Terraseca e "Mike"

Claro que provavelmente haverá quem não possa, ou não esteja interessado, portanto pedimos que nos digam nomes de pessoas que gostariam de convidar caso alguma das acima mencionadas não possa estar presente. 

A ideia inicial era termos dois debates: um com os professores e outro com os ex-alunos, mas acho que eles fariam mais sentido se feitos um a seguir ao outro e não há disponibilidade para isso, a não à sexta depois de almoço. Valerá a pena mudar para dia 3 e fazermos os dois de seguida? Ou manter os professores dia 2 e passar ex-alunos para dia 3?

8. Tentem passar a mensagem e convencer amigos de outras faculdades a criar as suas sociedades. Eu tenho gente em Medicina, Engenharia e Economia que talvez avançassem se tivesse com quem trabalhar, se pusessemos os nossos amigos em contacto talvez conseguíssemos.



15 comentários:

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

estás a fazer um bom trabalho, se precisares de ajuda diz-me. quanto aos convidados, a meu único medo é se não haverá certo temor em possíveis "debatentes" com a presença de algumas figuras bem conhecidas (como a professora Luísa Neto). eu estou confortável com isso, no entanto (pelo menos por agora).
1. penso que importa ter casa cheia, talvez devamos convidar pessoas de fora para assistir, certo?
2. não temos que pedir muito à Faculdade, de facto penso que sairia tudo muito melhor se a maior parte das coisas fossemos nós a arranja-las/improvisá-las. por isso, além de uma salinha quentinha, não temos muito mais a pedir. deixem as cadeiras, diz-lhes. e as mesas. e talvez uma coisa parecida com um pódio ou assim.
3. penso que seria melhor estratégia passar a escrever no blogue, por enquanto, coisas relacionadas só com o debate, ou pelo abster-se de escrever muito mais. só para manter as atenções no que está para vir.*
4. deviamos tratar também dos discursos de abertura.
5. talvez até ao final deste dia, ou dia 8, te mande algo acerca do regulamento. não sei se ainda tens disponibilidade, mas compreendo que tenhas de despachar esta parte, o prazo está a acabar.

* a minha resposta acerca do problema sarah palin terá assim que esperar.

Ary disse...

Manuel,

muito obrigado. Acho que os ex-alunos em questão não terão medo de nenhum dos professores. Se decidirmos fazer a coisa em dois dias acho que também se arranjam 4 corajosos de entre nós.

Sim, quanto mais gente melhor. Há um número com isso no regulamento.

Não vamos pedir muita coisa, está descansado.

Discursos de abertura?

Manuel Marques Pinto de Rezende disse...

sim, discursos de abertura. não no sentido de fazer disto uma cerimónia, mas para introduzir os primeiro-anistas e os que vão à sociedade de debates pela primeira vez. umas 7 ou 9 palavrinhas...

Anónimo disse...

qt ao debate inicial dia 17 de Setembro, gostava de fazer parte da Mesa, pode ser?

já q nc fiz, e também queria ter essa experiência..

caso seja necessário alguém para debater como de costume, bem, eu não me importo de o fazer (mas preferia mm estrear me na mesa)...

agora quanto a ideia dos debates entre professores e ex-alunos é excelente, mas seria ainda melhor se alguma vez fizessemos entre alunos (no activo =P) e professores... isso seria uma experiência deveras interessante, n acham?

p.s. "algum temor", manel... LOL =P

TR disse...

Concordo com quase tudo o que aqui foi dito.

Só para dizer uma coisa: acho que o blogue nao se deve focar em questoes internas. As caixas de comentarios em posts sobre a sociedade servem perfeitamente para questoes internas. Na inexistencia de um outro blogue para estas discussoes, acho que nao vale a pena afastarmos este de um dos seus principais motivos: o debate sobre actualidade. Dá para cruzar perfeitamente as duas situações.

Só ficamos a ganhar com uma intervençao tu, manel, a proposito da sarah palin, sem adiamentos.

Cumprimentos

Ary disse...

Manuel,

Ah! Sim. Isso não é problemático. Vamos distribuir-lhe um panfleto com isso. Eu e outros vamos estar a falar-lhes da coisa durante as matrículas e eu vou tentar que me metam na sessão de boas-vindas. Além disso vão se espalhados cartazes até dizer basta. Se virmos que a coisa não está a correr bem corremos as salas. Esto ano vai correr bem, dê por onde der.

Henrique,

acho óptimo que queiras ir para a Mesa. É bom que muita gente tenha essa experiência. Acho é que não devias tentar já a presidência da Mesa.

Tiago,

concordo contigo relativamente aos posts no blog.

Anónimo disse...

E o debate entre alunos e professores (actuais)???

quanto aquilo da mesa, é coisa de impulso, no dia, se ainda n se tiver decidido nada entre nós ou fico pela mesa (se for possível) ou debato...

Ary disse...

Henrique,

não sei. Poderá talvez ficar para mais tarde...

Ary disse...

Vamos ter, se tudo correr bem, 13 debates este semestre. Acho que há tempo.

Ary disse...

Tendo terminado já o prazo para reclamações vou começar a fazer os convites às pessoas. Entretanto lembrei-me de um nome suplementar: o Meireles (ex-aluno) ... já tive a oportunidade de constatar os seus dotes, portanto acho que se alguém não poder é um substituto mais que à altura.

Ary disse...

AH! Tendo em conta o horário que está na net substituam 18h por 18h30 e 20h por 20h30. Sei que fica tarde, mas é a única possíblidade de estarem todos disponíveis.

D. disse...

eu cheguei ontem e estou muito perdida aqui no meio.
infelizmente não posso participar no debate de dia 17 porque vou estar na irlanda, mas estarei em todos os outros. depois algum de vocês tem de me pôr a par sobre assuntos de regulamentos e assim.

Ary disse...

Daniela,

se amanha fores à faculdade terei todo o gosto em falar contigo. Beijo*

Ary disse...

Briefing:

O requerimento já foi entregue.

Já há fichas de inscrição.

Já há texto para meter nas capas dos alunos do primeiro ano.

Estamos a tratar de ter um tempo para falar sobre a sociedade no dia 22.

Os convites estão a ser entregues.

O Professor Almeida Costa não aceitou o convite por razões profissionais, mas mostrou-se disponível para futuras colaborações.

Convidei o Professor Colaço Antunes.

Ary disse...

Notícia de última hora: A Professora Luísa Neto não vai poder ir por motivos profissionais. Desejou no entanto os maiores sucessos à iniciativa.

Professora Anabela Leão? Professor Pacheco Amorim?
Como se chama aquele professor de comercial do Sporting? Pedro Maia?

Enviar um comentário