sábado, 4 de julho de 2009

da filosofia*

(1) "Uma criança mostra-se surpreendida: "tento constantemente pensar que sou outro e afinal sou sempre eu." Este rapaz atingiu uma das origens da certeza, a consciência do ser na autoconsciência; pasma perante o enigma do eu, incompreensível a partir de qualquer outra coisa."

(2) "Outra criança ouviu contar a história da criação do mundo: no princípio criou Deus os Céus e a Terra... e logo perguntou: "o que havia antes do princípio?" Esta criança aprendeu a ilimitada possibilidade da interrogação, a impossibilidade de suspensão do entendimento para o qual não há uma resposta concludente".

(3) "Outra menina sobe uma escada para fazer uma visita. Apercebe-se de que tudo se vai tornando diferente, ficando para trás e desaparecendo, como se deixasse de existir. "Mas há-de haver alguma coisa que seja firme... hei-de fixar que estou subindo a escada para visitar a minha Tia". O temor e o espanto que provoca a transitoriedade efémera e universal convidam-na a procurar, perplexa, uma solução".

* "... em assuntos filosóficos quase todos se consideram competentes. Enquanto se reconhece que para a compreensão das ciências é necessária uma aprendizagem, uma disciplina e um método, em relação à Filosofia todos se arrogam o direito de levantar a voz sem mais e dar a sua opinião. Julga-se condição suficiente a própria condição humana, o destino e a experiências próprias."

*2 "O pensamento filosófico deverá ser sempre original. Cada homem deverá realizá-lo por si próprio."

Karl Jaspers

Sem comentários:

Enviar um comentário