terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Em tempo de exames

"A dor de aprender é uma dor boa, só que muitas pessoas, e algumas delas com poder de decisão neste campo, já não sabem disso. Não sabem o que perdem, aquilo que deixam de ganhar e o que roubam aos outros."

Rui Bebiano, aqui. Post muito pequeno que justifica plenamente leitura no seu todo.
Adendas
1. Depois de colocar o post, que iniciou uma curta pausa no estudo, não me saía da cabeça o poema - extraordinário - de António Gedeão "pedra filosofal", talvez motivado pelas palavras "não sabem" usadas por Rui Bebiano. "Eles não sabem que o sonho...", "é bichinho alacre e sendento, de nariz pontiagudo", "que sempre que o homem sonha, o mundo pula e avança...", ... Coincidência ou não, era Rómulo de Carvalho, o homem por detrás do pseudónimo, professor e divulgador científico (palavras exactas de um livro de Português 10º ano...).
2. Num segundo "depois", pensei que estudar não é bom. É mero instrumento. O que é fascinante é aprender. Da mesma forma, não é bonito estar a manejar o martelo e o cinzel, mas sim ver lentamente uma figura a ganhar corpo na pedra. Ou que escrever consegue ser traumatizante, quando nada há a dizer. Correr com gosto cansa, ao contrário do rifão popular. E é precisamente por isso que pode a acabar por saber tão bem. Quase tanto como Éxuperry: foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a tornou tão especial. E, convenhamos, a dedicação envolve os seus custos, sacríficios, dores. Mas lá que a rosa, no fim, está mais bonita, e que todos os esforços ficam consumidos pela obra final, não há como duvidar.

2 comentários:

Francisco disse...

Ary, tiraste a lista de update da blogosfera? Não tires, é uma fonte tão útil quando se chega à web...

Ary disse...

Francisco, não tirei e vejo-a no meu PC.

Tiago,
a propósito do texto lembrei-me de uma frase do Churchill: "estou sempre disposto a aprender, nem sempre a ser ensinado".

Enviar um comentário