sábado, 6 de junho de 2009

da análise dos gráficos do Ary e do Hugo

Da análise dos gráficos dos nossos dois colegas podemos tirar as seguintes conclusões:

primeiro, que tomam posições à volta das assumidas por um dos partidos do mainstream português.

segundo, que tomam posições que não são assim tão diferentes dos restantes partidos:

a ver - a moderação do Hugo aproxima-o, no gráfico, à atitude tomada para com a liberdade económica adoptada pelo PSD ou o MMS, e mesmo o PNR.
- a atitude do Ary para com o Estado Providência é semelhante à Wonderland do BE, e corresponde a 20% mais do que o PS e 40% mais que o PSD e o CDS
- a atitude do Ary para com a temática da ordem e lei e imigração é semelhante à do BE e do PPM, singularmente, os partidos que melhor admitem a imigração, a par dos restantes partidos neo-marxistas
- em conclusão, as posições tomadas pelo Hugo em relação ao Estado Providência são o meio termo entre a atitude do PS e a do PNR. As do Ary, entre as do BE e a Alice no País das Maravilhas.

:. No final de contas, resumem-se as posições dos partidos e movimentos políticos concorrentes a algumas diferenças importantes em alguns e muy definidos pontos.
Uns são mais hostis para com a imigração, outros menos inclinados para a protecção policial, alguns que acham que os jardins infância deviam ser completamente comparticipados pelo Estado, etc...

Assim, o que Portugal tem para oferecer à União Europeia é igual ao que tinha para oferecer há 30 anos atrás, soi dizer-se apenas que agora pode fazê-lo com mais nomes.

Essa mesma Europa que é alimentada e financiada pela Indústria, Turismo, Tecnologia do sector privado da Alemanha, França, Holanda, Espanha, Inglaterra, etc., essa mesma Europa que depende do esforço de homens e mulheres e da força da sua actividade e iniciativa para criar este espaço de desenvolvimento sustentado e apoios a nações mais desprivilegiadas que é a UE, é a mesma Europa que vai arcar com 22 deputados portugueses que têm todos a mesma mensagem: é preciso mais dos vossos impostos porque é preciso Mais Europa para haver Mais Portugal. O dia do contributo de Portugal para que haja mais Europa fica, portanto, agendado para as calendas gregas.

Não há, mister dizer, alternativas, entre tantos partidos social-democratas.

PS: a análise dos gráficos não tem como função criticar as escolhas dos meus colegas Hugo e Ary. Nem se está implicitamente ou explicitamente afirmar o que eles pensam ou deixam de pensar, excepto nas partes onde de facto está explicito ser isso que eu penso que eles pensam. Por isso, antes que venha o desfile da indignação, ou o tipo que acorda às 08:58 para ler os meus textos e rir-se às gargalhadas, fica o aviso.

PS1: No entanto, como um desses dois disse, com toda a justiça, que as minhas ideias têm 300 anos de idade, eu só posso responder, pelos resultados que se espera já amanhã, que tanto eu como a Europa estamos 300 anos atrás de Portugal.

PS2: consegui, num só texto, incluir três arcaísmos linguísticos: o "muy", o "mister" e o "soi".

PS3: esta é, sem sombra de dúvidas, a melhor consola de todos os tempos.

9 comentários:

stuart mill disse...

viva as democracias neo-liberais do norte da europa!!!

Hugo Volz Oliveira disse...

Só acho interessante os dois amores da Sra. Elisa Ferreira.

Doutora em Economia, parece ter dificuldade com escolhas racionais, talvez percebendo esta impossibilidade a priori, portanto decidindo candidatar-se simultaneamente à Câmara do Porto e de novo ao Parlamento Europeu, ainda por cima no topo da lista... Nem Hermione, nem mesmo Stuart Mill e sua Harriet, por Toutatis!

Ary disse...

Hugo,

Quanto à Elisa Ferreira: Tendo em conta a sua posição no PSE e a importância do seu trabalho nos comités da área económica seria perfeitamente idiota ela não estar nas listas ao PE, merecidamente num dos primeiros lugares.

Tendo em conta a situação política, económica, social, ambiental, etc. do Porto perfeitamente idiota seria alguém que tem as condições para inverter a situação, a vontade, as ideias e a equipa para tal não se candidatar à CMP.

Não vejo onde há aí exclusão, porque só vejo conflito se não houver prioridades definidas à partida e prioridade está definida pelo menos que eu saiba desde Dezembro de 2008: a cidade do Porto.

As pessoas, pelo menos as que não são pequeninas de espírito, não funcionam por capelinhas. Eu estar na SdD não impede que esteja na AE, ou na Praxe, ou no Tribuna, ou na catequese. O que eu quero fazer e faço em TODAS estas actividades é fundamente o mesmo apesar de ter expressões totalmente diferentes. O espírito com que o faço é o mesmo, os objectivos são muito semelhantes.

Elisa Ferreira na Europa ou no Porto é a mesma. Lutar pela Europa, pelo Porto, por Portugal, na minha cabeça é lutar pela mesma coisa. Não se pode fazer tudo ao mesmo tempo? Até pode, mas não no mesmo sítio e da mesma maneira. Então é preciso prioridades? Pois é e elas estão definidas. Então e se ela não se candidatasse ao PE, já que o Porto é a prioridade? Deixava trabalho a meio não em nome da prioridade mas em nome de uma expectativa, ganhar a CMP.

Não vejo como enganar aqui.










ManUel,

Quando escreveres um texto procura pelo menos ter um objectivo que não ocupar espaço e gastar o plástico do teclado.

Fico sem saber se encontraste uma nova vocação a seguir à de politólogo, a de psico-politólogo, ou se simplesmente te juntaste àquele grupo de políticos que dizem que gostam de malhar em gente, como pelos vistos agora há um em cada partido.

Get a life ou mete aqui um gráfico.

Canoas o mercenário disse...

Eu nao consegui meter aqui o meu grafico. mas era quase so canto superior esquerdo
Acho que o grafico per si nao demonstra na totalidade em quem devemos votar, ou demonstra a nossa total amplitude das ideias. As perguntas eram algo amplas (algumas)

E ary,

Quanto a elisa ferreira. Eu concordo plenamente contigo que as pessoas nao sao de capelinhas. Quanto ao seu trabalho nao me posso pronunciar, pois o conheço muito por alto, e essencialemnte o que ela fez em governos que participou. NO entanto ela disse claramente que se nao ganhasse a camara voltava para bruxelas. Ora a verdade é que ha eurodeputados que sao vereadores, e nisso eu acho que realmente se preocupam com a cidade. Agora ela diz que se nao for presidente da camara, volta para bruxelas e nao fica la.... Se isto é preocupar-se com o porto... acho que é mais preocupar-se com o tacho.

Ary disse...

Tenho precisamente a perspectiva oposta. Não conheço nenhum eurodeputado que tenha feito um bom trabalho enquanto vereador.

Não me parece humanamente possível ser bom em dois trabalhos a 2000km de distância. Tudo bem que ser vereador sem pasta não é um trabalho a tempo inteiro, mas é pelo menos um part-time.

Manuel Subtil disse...

PS3, a melhor consola do mundo antes de comprares o teu vibrador. Seu Pamonha

Manuel Subtil disse...

PS3 a melhor consola do mundo antes de comprares o vibrador seu pamonha.

Hugo Volz Oliveira disse...

Ary,

Claro que prioridades implicam escolhas e, dado que ela certamente concorre para ganhar, acho que é uma escolha pior deixar o PE a meio do mandato, do que quando este acaba..

Estamos a falar de uma presidência de Câmara, não de cargos estudantis, e nisso também me multiplico. Agora, dadas as diferenças de trabalho e dedicação necessárias acho que, pelo menos, ela deveria ter esclarecido os cidadãos da sua cidade quanto a isto..

Ary disse...

E clarificou! Não percebo ...

Enviar um comentário