domingo, 14 de junho de 2009

O que é a margarina?

O seu nome deriva da descoberta do "ácido margárico" por Michel Eugène Chevreul, em 1813.
Margarina é uma gordura alimentar usada em substituição da manteiga e outros óleos, preparada a partir de gorduras vegetais purificadas, com menos calorias do que estas outras gorduras de consumo habitual. É, assim, uma boa fonte de gorduras saudáveis, e tem um baixo teor de gorduras saturadas, tão prejudiciais à saúde. É rico nas mais variadas vitaminas, ao que parece naquelas mesmo importantes para o organismo.
As senhoras preferem-na. Nunca é de bom-tom ser consumida por homens.

14 comentários:

Ary disse...

Vai dizer isso ao Nuno Delgado que ele diz-te.

D. disse...

eu sempre pensei que ela era altamente calórica, daí nunca a usar cá em casa. bolas

Frederico de Sousa Lemos disse...

Ave Guilherme!!

Sinto-me agora uma pessoa muito mais culta =)

Canoas o mercenário disse...

Uso a muito em grelhados :)

Frederico de Sousa Lemos disse...

Para quando um jantar da SdD ond todos possamos provar os grelhados do Canotilho? E onde não poderia faltar uma palestra/workshop sobre os benefícios da margarina e as melhores formas de a usar na cozinha mediterrânica... =P

Ary disse...

Viva o azeite!

Frederico de Sousa Lemos disse...

Falemos de gorduras de homens, meus senhores!

Viva a BANHA DE PORCO!! =)

Colon Descendente disse...

pa levar nu cu akela merda escorrega mesmo bem

DC disse...

Frederico, ainda bem que gostas de pão com banha de porco, eu pessoalmente prefiro manteiga de vaca, pode não ser tão másculo, mas sabe-me melhor... mas respeito a tua opinião...

Quanto à margarina para mim só para cozinhar e pouco.

Ferreira Ribeiro disse...

A margarina é muito melhor que a manteiga. Não deixa aquele cheiro nojento nas mãos depois de comermos uma torrada.

Eu como margarina... e gosto!

DC disse...

Filhote sempre te achei um bocado para o abixanado, mas essa da margarina veio confirmar todas as minhas suspeitas...Espero que sejas feliz a comer torradas de girassol, e coisas que tal...

Maximilien Robespierre disse...

Jovens, jovens,

O meu compatriota Charles-Louis de Secondat, senhor de La Brède, considerava a ignorância a "mãe das tradições". Nos tempos modernos, bem vemos como essa praga ainda hoje persiste nos espíritos menos inquiridores, sob a forma do mito urbano.

Ora, os equívocos aqui plantados sobre a margarina, alicerçados na falaciosa premissa de que "o que é vegetal é necessariamente melhor", não vêm senão comprovar tão triste observação.

Parturamos então socraticamente sobre este tema, em prol da Saúde Pública:

A margarina é obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas), sendo comum o consumo de margarina, com o objectivo de se evitar o colesterol e as gorduras saturadas presentes na manteiga.

Porém, as gorduras presentes na margarina inibem a acção de enzimas específicas do fígado, o que favorece a síntese do colesterol. Consequentemente, o consumo de margarina propicia o aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos e a diminuição do HDL (bom colesterol), por mecanismos indirectos.

Vários estudos demonstraram aliás que existe uma relação entre as dietas altas em gorduras "trans" da margarina e as doenças do coração, concluindo-se que aquela é pior em termos de nutrição que a manteiga (embora esta conclusão padeça ainda de alguma controvérsia).

Portanto, a solução apropriada para homens e mulheres em busca de um modo de vida mais saudável é a substituição quer da manteiga, quer da margarina, por produtos do tipo: requeijão light, cream cheese light ou queijo tipo cottage, pois além do valor calórico reduzido, oferecem mais nutrientes como cálcio e proteínas e têm mais baixos teores de gorduras em geral e gorduras saturadas em sua composição.

Gozai pois a vossa saúde, que, como a sorte, tende a desfavorecer os que abusam dela ;)

Saudações jacobinas,

Maximilien Robespierre

Guilherme Silva disse...

Ah

Stéefanee disse...

Ah ... Naum entendi POHÁA nenhumaa ! :(

Enviar um comentário