quinta-feira, 25 de junho de 2009

estilos

Gosto muito de artigos da Revista de Legislação e Jurisprudência. Não se entenda, aqui, a sua materialidade (nem sobre isso estaria abonado para falar): refiro-me à forma. À medida que os vamos lendo parece que estamos numa série policial com recortes de jornais afixados na parede. Cada um deles tem aquilo que queremos e ainda um pouco mais. Os artigos do lado.
Ora, é engraçado, enquanto reconstruímos o puzzle do artigo seguido, ler aqueles que o precedem ou sucedem. Na página da antepenúltima peça da "Introdução à posse" (RLJ nº 3810, p. 259) encontramos, da lavra de Antunes Varela:
"Resumindo e concluindo, nos termos que, provavelmente, melhor se adaptam aos propósitos da interessante iniciativa governamental instalada no Forum das Picoas, dir-se-á que: (...)
b) A personalidade do timoneiro que conduz a embarcação da mudança, e o seu comprovado amor ao progresso do Direito, são para nós, futuros tripulantes e passageiros da nau, a preciosa garantia de que esta sairá dos estaleiros da sua construção com a força necessária para vencer mais célere as fortes marés sociais dos novos tempos, mas também com a segurança que a velha ciência náutica naturalmente recomenda para evitar os riscos de naufrágio."
É engraçado contrapôr este pequeno excerto ao estilo do "Das Obrigações em Geral". Bem vistas as coisas, acho que foi essa a razão principal por que o coloquei.

Sem comentários:

Enviar um comentário