quarta-feira, 24 de junho de 2009

30 de Junho VOTA!




A época de exames não é a melhor altura para uma campanha eleitoral - é pior que ter eleições em Agosto - daí que a necessidade de apelar ao voto seja ainda maior.

Dia 30 de Junho, terça-feira, no dia do exame de Reais, vamos ter eleições para o Senado, para o Conselho-Geral e para a Assembleia Estatutária da FDUP. Para mais informações sobre o que faz cada um destes órgãos consulta os novos Estatutos da U. Porto.

Os representantes dos estudantes nestes órgãos estarão a iniciar um novo ciclo na representação estudantil. Temos menos representantes, menos votos, menos peso nas decisões, mas teremos a oportunidade de participar em algumas decisões em que nunca tomámos parte. Para mais os novos representantes terão a possibilidade de marcar o tom para a participação dos estudantes nestes órgãos, mas só com uma expressiva afluência às urnas eles se sentiram legitimados para tomar algumas posições, só se eles representarem mais do que o seu grupo e amigos é que terão credibilidade junto de docentes e funcionários, e só se os estudantes souberem escolher gente criativa, competente e corajosa é que um dia poderemos ter a universidade que sabemos que a U. Porto pode ser.

Consulta o site da U. Porto. Vais encontrar lá alguma documentação relativa a este processo.

6 comentários:

Francisco disse...

Tenho para mim que votar nestas eleições é um exercício de cidadania tão importante como o que fazemos nas europeias, autárquicas, etc etc.

Não estava a par. Fizeste muito bem em deixar isto aqui, Ary.

Ary disse...

Tens toda a razão. Se por um lado das decisões destes órgãos em princípio só nos afectaram enquanto estudantes, nunca podendo ter a influência nas nossas vidas que outros podem ter; por outro é certo que vamos ter as decisões destes órgãos vão directa ou inderectamente alterar o nosso dia-a-dia durante os próximos anos e mudarão a face de uma instituição de que julgo que todos gostamos.

Para mais estamos a falar de um universo eleitoral bastante mais restrito e logo aí a nossa capacidade para influenciar as decisões também é maior. Esse poder despido de responsabilidade é um absurdo.

Como candidato na lista A ao Conselho Geral provavelmente ainda terei a oportunidade de falar um pouco mais sobre estes temas.

Há já duas semanas contactamos a lista B candidata ao Conselho Geral para marcar um debate, tendo avançado com datas e locais, mas até agora nada. Quando souber de alguma coisa mais definitiva também aviso através do blog.

Entretanto podem ir formando a vossa opinião visitando http://a-lista.pt.vu (tanto para a lista do CG como para a Assembleia Estatutária). Se soubesse do site da outra lista também colocaria, mas até agora não fui informado nesse sentido. A bem do contraditório vou no entanto alojar no anfitrião da SdD o programa da lista B em http://www.mediafire.com/?sharekey=43ecfbcf9bbdffd8d2db6fb9a8902bda

Maximilien Robespierre disse...

Programa?

Nesse link, com a referência a "Lista B" há apenas um documento com os nomes de 8 ilustres colegas...

Enfim, esses tipos do "Pântano", sem ideias próprias, sempre me irritaram, mais até do que os girondinos! O Brissot ao menos, e até lhe arrancarem a cabeça, tinha ideias para apresentar ;)

Ary disse...

O erro é meu. Confundi o programa com a dita lista que viste. O link para o programa da Lista B é o seguinte:

http://www.mediafire.com/?sharekey=43ecfbcf9bbdffd8d2db6fb9a8902bda

Ary disse...

Peço desculpa pelo erro, mas ao menos assim as duas informações ficam acessíveis.

DC disse...

www.lista-b.com é o sítio da outra lista... Abraço

Enviar um comentário